SOTAQUE MINEIRO IV - J B PEREIRA - 05/03/2018

Uma mãe é para dez filhos; dez não é para uma só mãe.

Não mexa com minha mãe, senão eu brigo. Peça a mãe e o filho atende.

Quem quer conquistar a filha, aproxima da sogra. Nenhuma sogra é tão ruim, até que se case com sua filha? Depende?

A voz do povo é a Voz de Deus quando se vê na prática o amor, a sabedoria e a compaixão. A justiça tudo alcança quando se ouve o outro, que nos aponta – em última análise – para a fonte da vida e da libertação: Deus. Eu estou dentro de Deus e não sou Deus!

A ocasião faz o santo ou o ladrão. O indiferente escolhe nada fazer – porque já escolheu o que faz e não fazer: ficar na dele – mas, o dia que precisar – verá que não dá para ficar assim a via toda.

A intenção é que faz a ação. A ação nos mostra um pouco do coração: revela o rosto quem muito quer – esconde a verdade quem duvida da bondade – tira do outro seu sustento o rico opulento e inveja a aventura ou sorte do outrem quem não conhece seu potencial e capacidade.

A quem quer, tudo se torna caminho possível. A utopia não é o fim, mas a meta.

Querer é nem sempre é poder. Mas, sabe poder quem sabe saber poder fazer. J B Pereira.

As boas palavras custam pouco e valem muito.

Quem vê só cara e cor – não vê o coração. Deus vê o interior e ama a todos... como seus filhos.

O negro é capaz... vencer com os outros... a marginalização. Unidos somos fortes. Zumbi está vivo em cada irmão. Somos filhos de um mesmo Deus, que não nos fez para a escravidão. Invenção de brancos do passado, que nos humilharam em nome de Deus... Fora toda opressão! Deus é libertação! Não posso acreditar que o Deus de Jesus rejeite negros e afrodescendentes. A religião que discrimina mata! A fé cristã deve alimentar o amor e o respeito entre todos, somos todos construtores da história.

As palavras movem, os exemplos arrastam. As, Conversa fiada não bota panela no fogo.

“A virtude está no meio’ - (Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, ou ainda Nem oito, nem oitenta).

Eu sou um milagre quando todo dia abro os olhos e levanto da cama.

Deus fez sete dias, lembra-se dele pelo menos um dia da semana, sábado ou Domingo, meu amigo.

A fé remove montanhas. Uma planta que vira árvore frondosa de quem a protege e a beira de do Rio do AMOR – Deus e a Eternidade.

(Salmo 1)

O homem planta a lavoura e dorme. Mas, é Deus que a faz germinar quando chove. Muitos duvidam e a chuva não cai. Muitos destroem a natureza, todos pagam caro com a fome e o gado morre de sede.

Se meu povo procurasse nos caminhos por onde andassem, escutar o seu Senhor, não haveria pavor e medo, guerra e opressão – Oráculo de Javé. A palavra voa, a escrita permanece...

Leia a Bíblia – o povo se libertou – é impossível ler com fé e não se libertar do pecado, tomar boas decisões e vencer o mal em si e no mundo...

“Nada é impossível para mim’, se tenho Deus ao meu lado.

Tantas cabeças, tantas sentenças e braços.

boca fechada, nada de morada de mosca.

Amélia, agora só existem Adélias.

Minha casa, uma nave –cuidado – vai voar!. Meu carro, só entra avião! Alerta: mulher não é boba – quer algo mais ou você quer muito dela.

Deus nunca tarda: vem na hora certa; precisamos agir como ele.

Não tardar, o pobre pode morrer por nossa culpa – má vontade – má distribuição e egoísmo.

Antes tarde do que nunca! Depende: há casos – tarde pode ser morte... Ou ainda a salvação – quando tem o remédio para seu vizinho, filho e pai querido...

Às vezes, na doença incurável, milagre ou a solução é a morte. Para vencer a doença e a morte, a ciência – busca solução.

Quem dá com má vontade, não colhe o resultado de verdade.

O sol nasce para todos: poucos os que levantam cedo para ver seus raios...

Não gosto de sicrano. E se você fosse ele, como se sentiria?

Quero ser como fulano. Será que daria conta da vida?

Viajei com beltrano: não é tão ruim como o povo diz...

Ninguém agrada o povo: nem Jesus conseguiu!

Deus tudo vê, tudo ama, não julga como nós.

Senão estaríamos perdidos; o inferno cheio.

“Caixão de defunto não tem cofre, nem gaveta, nem espaço para guardar malas e de dinheiro amealhado” Papa Francisco

A gente acostuma reclamar de tudo, pouco e quase nada agradecer.

Sem gente pior ou melhor situação que a nossa!

Cada dia, um cuidado, um laço, um fardo e fato.

Muito todo – todo mundo quer ter; mas, poucos esquecem do bom negócio: o da alma e da eternidade. Deus nos deu vida, tem gente destruindo, outros construindo...

Há tempo de salgar e tempo de comer a carne. Não adianta comer se você não a salga...

Água tudo lava, não a língua do povo... Canção.

Apelido pega como urtiga – basta ficar perto e coçar.

Um pouco de impaciência – um quilo de imprudência.

O remédio para curar a ira é a demora. Paciência tudo resolve.

“O amor é paciente... Não se irrita. “ (I Cor . 13,1) “Os mansos possuirão a Terra.” (Mt 5)

Quem vai na frente, toma água boa e limpa. Depois, os outros

– água suja.

Muita boca, pouco pão.

Na casa em que todos brigam - ninguém tem razão.

Onde cabe um, cabe mais de um.

O que é de mais faz mal. Tudo que é demais aborrece.

O exagero também mata!

“Nada em ti exagere... Sê inteiro no que fazes.“ F. Pessoa.

“Não faças a outrem o que não quererias que ti fizesse”

= “Quod tibi non vis, alteri ne facias.”

Não seja estorvo, lástima, engodo, corvo e tolo...

Isso é só chover no molhado... Nada adianta fazer.

Defunto avisado não vai para o céu, meu moço.

É contar marra! Valentão rápido vira comida de urubu e vermes.

O covarde sobrevive se corre! Haja coragem se o outro é mais forte. Tamanho não é documento.

Quanto maior, pior é tombo.

Pior é cair debaixo do tronco, pode morrer esmagado.

_________________

Lista de provérbios e sentenças em latim

J B Pereira e https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prov%C3%A9rbios_e_senten%C3%A7as_em_latim
Enviado por J B Pereira em 05/03/2018
Código do texto: T6271642
Classificação de conteúdo: seguro