A mentira da poesia
A poesia `e uma mentira.`E a afirmação contraria da verdade.
E` tudo aquilo que esta desprezado, suspenso: o essencial `e a verdade,a essência e` a mentira.
A ilusão e a metáfora transformam-na em algo imaculado. A pureza de ser irreal a torna bela ,e também real, palpável as sensacoes.
As formas em que os signos transformam-se em significados diversos e ilimitados `e o que faz a poesia transcender as barreiras da imaginação.
Mesmo numa prosa , se escrita de forma poética, esta conecta-se com um nível de compreencao mais complexo,exigindo um "esforço" imaginário refinado.
A imaginação `e a diferença.
O hermético dos sentimentos ou situ-Acoes ,tem que estar delimitado :`e conseguir expressar ideias através de poucas palavras.
As figuras tomam forma de fantasias reais .A faculdade de conhecer-se e criar tormam-se ilimitadas.
A mentira, o expellere poeticu, tende a ser compacto como um saco de lixo .Tudo o que e desnecessário esta ali:Catarse catatonia.
A catarse catatonia e toda a pertubacao,esquizofrenia psicológica que esta depositada e estruturada em forma de poesia, em toda sua substancia,que `e o que purifica o leitor.
Essa purificação dar-se através da relação autor- leitor-personagem.
A "trindade" intrinseca difundem-se em uma só: torna-se divina.
O autor através do seu processo mentiroso tende a ser peculiar e critico,como um psicólogo disposto a falar mentiras para satisfazer as verdadeiras verdades do que necessita: o receptor.
Essa linha atenua entre veritate e mentitta induz a uma erronia visão do mundo .Não poderemos nunca decifrar o correto do errado ou o errado do correto.
E somente uma óptica pessoal e desnecessária que pode ou não identificar-se com cada indivíduo.
E uma necessidade desnecessária que engrandece o HOMEM.
A identificação da poesia com o leitor e equivalente ao dispersar puro e suave de um incenso ao ser queimado e quando liberado completamente, provoca uma sensação única e momentania :inexplicável.
Através da memoria da escrita esta permanece eterna e também atemporal ,aquilo que foi absolvido e percebido pelo seu odor.
Catarse catatonia: Purgação evacuada da psicose necessária para humanidade.
Unicamente , a poesia de expressar-se em letras ,libera os demónios da alma.
O meu mundo e` uma grande mentira.
Por Anita Mendes.