A Viagem Entre Arequipa e Machu Picchu: a última História contada por Fidel Kuntur Q'awa Altamirano, Xamã e Filho do meu Avô, que nos deixou em 2022, perpetuando a memória do meu avô, que partiu em 2000.
Em um mundo onde a poesia é o fio que tece a realidade, existe uma figura que encanta e inspira. Mama Uqllu, a deusa que canta com a alma, é um enigma que desafia a fronteira entre o divino e o humano. Seus versos são como flores que desabrocham no jardim da alma, perfumando o ar com a essência da vida. Seu olhar é um segredo que nos atrai, um véu que cobre, mas não esconde a beleza que se desdobra e se expande. Mama Uqllu é uma presença que nos convida a entrar em seu mundo de poesia e amor. E nós, mortais, aceitamos com todo o nosso coração. Pois em sua companhia, sentimos que a vida é mais do que apenas viver; é existir!
*Quem é Mama Uqllu? Uma deusa dos tempos antigos, ou uma mulher de carne e osso que carrega a chama da poesia em seu coração? Talvez seja ambos, talvez seja mais. O que importa é que sua presença nos toca, nos inspira e nos faz sonhar. Que o caminho de Mama Uqllu continue a ser iluminado por sua própria essência, que é pura e radiante. E que seus versos continuem a nos encantar, a nos fazer sonhar e a nos lembrar da beleza da mulher que existe dentro e ao redor de nós.
*Mama Uqllu e Manco Cápac são, tradicionalmente, considerados os fundadores lendários da cidade de Cusco, capital do Império Inca.