Reflexão: Questionamentos
Às vezes perguntamos: "Por que?"
Às vezes pensamos: "E se?"
Às vezes tentando entender "o que?"
Por quê? Por que acontecem certas coisas?
E se? E se eu tivesse feito diferente?
O quê? O que aconteceu de fato?
Tudo acontece por um motivo, por uma atitude nossa, um descuido, um acaso... Uma coisa sempre leva à outra, tudo está ligado.
Pode ser que se tivéssemos feito de outro jeito, ido por outro lado, falado diferente, agido de outra forma.
O que aconteceu, o que levou a um resultado final, a um caminho, a um lugar...
E por mais que nos questionemos e tentemos encontrar desculpas, motivos, explicações para tudo que acontece conosco, na nossa vida, tem coisas que não vamos saber ao certo, com total certeza, do real motivo.
Depois que coisas acontecem, passam e que paramos para refletir, percebemos que foi um pouco de tudo, que não é ou foi só uma coisa, mas a junção de várias coisas que, interligadas, se deu aquela situação.
Nada acontece de uma maneira isolada.
Não é como branco no preto. São vários borrões que se mesclam, criando um desenho, o enredo de uma história, de um acontecimento.
Podemos nunca entender os porquês, os "ses", os "o ques" que fazem parte do nosso dia a dia, da vida, e até da morte.
Queremos de todo jeito acalentar a alma, dar paz ao coração com explicações para nos sentirmos melhores, menos mal com o que passamos, que afligiu, que causou grande tristeza, dor... Mas não há uma definição única para certas coisas.
Então vamos conviver, pensar que é isso, ou aquilo, achando que temos as respostas, mas no fundo vai sempre ficar um resquício de dúvida, de uma não resposta, de um arrependimento e de alguns pensamentos dizendo: "por que", "e se", "o quê".