A tristeza
Todos os seres humanos ficam ou já ficaram tristes em algum momento de suas vidas. Esta é uma condição natural de todos os indivíduos. Ficar triste é um estado de ânimo.
Diversos autores escreveram sobre a tristeza. Vinicius de Moraes escreveu diversos poemas sobre o tema: Que a tristeza te convença, que a saudade não compensa e que a ausência não dá paz...
Dalai Lama, famoso líder espiritual, criou o atlas das emoções.
Mario Quintana também se referiu a tristeza!
Não tenho vergonha de dizer que estou triste,
Não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas:
Estou triste por que vocês são burros e feios
E não morrem nunca...
Pode-se citar tantos outros, como Cecilia Meireles: Tu tens um medo: acabar. Não vês que acabas todo o dia, que morres no amor, na tristeza, na dúvida, no desejo...
A tristeza pode se apresentar em diferentes intensidades (tristeza passageira ou tristeza profunda). A tristeza passageira normalmente dura alguns minutos ou horas; a tristeza profunda pode persistir por vários dias ou semanas, além de ser um sinal de problemas mais complexos, como a depressão.
Lidar com a tristeza é fundamental para construir uma vida mais saudável e equilibrada. A tristeza é uma emoção que nos aprisiona, nos derreia, desencadeada por um sentimento de perda. Associamos a tristeza a desapontamento, desânimo, perturbação, resignação, impotência, desesperança, sofrimento e angústia.
Eu fiquei triste muitas vezes na minha vida. Quem não ficou?! Triste de uma tristeza inexplicável, com um vazio consumindo meus sentidos. Nada valia a pena. Muitas vezes deixei-me ficar nebulosamente nessa inércia, própria dessa emoção.
Quem não experimentou esse sentimento? Quantos não passaram da tristeza para a depressão? Mesmo assim, numa batalha desproporcional, busquei reconectar-me com a vida e seguir em frente, apesar dos tropeços pela vida e das tristezas infindáveis que atormentaram meu caminho.
Ficar triste é sentir ausência, solidão, é um sentimento que nos acabrunha, nos deixa destemperado, sem horizonte. A tristeza nos deixa sem caminhos, sem alternativas. É sentimento que nos atormenta, nos deixa derreados.
Onde há amor, não há tristeza. Onde há tristeza, há dor... Não há cumplicidade entre a dor e o amor. Quem ama, não fica triste. Só sente tristeza, quem ama e sente saudade do seu amor distante...