A NATUREZA AGONIZA

A NATUREZA AGONIZA

Após criar um belíssimo, imensurável e maravilhoso paraíso terrestre, com todos os recursos necessários à sobrevivência humana, animal e vegetal, Deus criou também, o homem e a mulher, para povoar o mundo. E achou bom.

Deu-lhes então, a nobre missão de crescer e multiplicar com amor paz e harmonia, zelando, conservando, desfrutando e preservando essa bendita dádiva divina. Contudo, infelizmente o ser humano em seu egoísmo e cobiça tem negligenciado desse legado, com o abate da natureza de modo indiscriminado causando seu desequilíbrio ecológico.

Enquanto isso, a flora é destruída, e a fauna perece com a sua comercialização desordenada, causando assim o desequilíbrio ambiental, provocado pela significativa perda da vegetação nativa e da biodiversidade, a qual envolve toda a variedade de formas de vida disponíveis na Terra, tais como plantas, aves, mamíferos, insetos, microrganismos e muitos outros.

Outrossim, com a retirada da cobertura vegetal são desencadeados graves danos à biodiversidade, tais como alterações climáticas, a degradação de habitat, e a variedade de seres vivos., alterando ainda os níveis de organização biológica e a sua variabilidade genética, provocando sensíveis mudanças dos padrões naturais presentes nos ecossistemas.

Motivando assim, a vingança das águas que ao sabor dos ventos arrastam o que há pela frente, enquanto isso o lixo, ao relento, nos lagos, rios e oceanos, permanecem contaminando o meio ambiente, poluindo e deteriorando a qualidade do ar por causa das queimadas, da fumaça, etc. Os vetores principais (insetos, roedores e pequenos animais) podem disseminar inúmeras doenças.

Da mesma forma que a degradação ambiental implica em danos sociais, econômicos, desvalorização de propriedades, perda de qualidade ambiental e do turismo. Para evitar que o lixo prejudique a saúde, é necessário descartar ou reciclar. O trato atual do lixo,

Dá-se por reciclagem, compostagem, aterro ou incineração. É importante que os resíduos sólidos não sejam descartados de forma que incorre atualmente, pois o estado estimula a reciclagem, reduzindo o valor mensal das faturas, Incentivando a troca do material, evitando que o lixo seja jogado EM LOCAL INAPROPRIADO.

Neste cenário a natureza agoniza diante das atitudes nocivas e indisciplinadas da humanidade que insensíveis sem medir as consequências de seus atos desobedecem às normas, menosprezando as leis naturais, dizimando o meio ambiente sem pensar no futuro. .Já se nota os efeitos nocivos resultantes do mau uso do solo. Ainda há tempo de repensar essas atitudes. A NATUREZA NÃO PERDOA

- MIRA MAIA 12/09/2023.