Sobre Penas e Técnicas

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.

Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.

Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

( Fernando Pessoa em Lisbon Revisited, 1923)

Quando li esses versos, por dias ecoou na minha mente, pensamentos sobre o que seria a técnica dentro da técnica.

A técnica dentro da técnica é coisa pra lá de boa: não me torno um pedante, maçante nem chato: nem guardião de uma boa oratória, aquele que não dá chances para ninguém falar, porquê sua sabedoria e experiência já abarcou tudo.

Eu quero que os jovens amem, quebrem a cara e fiquem desiludidos: quero que apostem na profissão errada para descobrir a certa.

Não quero ser o chato do " eu avisei", ou insistir que alguém curse Administração porque é a profissão do momento.

A técnica que eu deixo somente dentro da técnica me deixa puro, me aproxima dos outros: deixo a técnica no meu trabalho, nos meus guardados e vou de encontro ao novo, ao diferente.

Gente gasta com sentimentos gastos e aprendizados vastos.

Gente apreciando o canto dos pássaros: gente com dentes amarelados, gastos pelo tempo e pelo tabaco.

Gente com amores passados guardados nas gavetas, estes, bem vividos e ressignificados.

Ainda que eu dominasse toda a ciência, sem amor eu nada seria.

Às vezes Salomão com limão, outras, com açúcar, mas nunca caipirinha.

Quero estar fora da técnica, já tenho quase quarenta anos: quero caminhar pelo calçadão lentamente, de vestido longo; quero me assentar com os hippies e aprender a manusear penas: uma técnica leve, quase sem técnica, que produz enfeites de leveza.

Acredito que a técnica, sem pensar em tantos processos, traz a técnica mais bonita, porque sai do coração.

A quem os pássaros, acaso, gostariam de impressionar?

Poeta de Borralho
Enviado por Poeta de Borralho em 02/06/2024
Reeditado em 02/06/2024
Código do texto: T8076566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.