"Chuva de Kigos"

 

       É final de ‘janeiro’ o calor e as chuvas torrenciais marcam o cotidiano desta cidade... Lá fora chove copiosamente e o fluxo de águas deslizam pelas guias das calçadas.

       Os acúmulos ficam evidentes em alguns pontos, quando os bueiros não fazem as funções necessárias, coisas de cidade grande, administrações e educação de pessoas.

       'Fevereiro' se aproxima e até ontem confraternizávamos com o ‘Natal’, o tempo passa rapidamente e a primavera da vida são lembranças guardadas no coração.

       Transeuntes seguem apressados e as cores dos guarda-chuvas é um espetáculo admirável para a retina captadora de frações.

       Algo fica absorvido no interior que implodirá como ovinhos de ‘borboletas de verão’, nos estágios certos para suas transformações.

       A analogia espetacular é a fome insaciável de 'lagartas' e ‘taturanas’ procurando apressar cada qual a sua hibernação, dando adeus ao amargor das folhas e aos perigos eminentes dos bicos de pássaros e línguas de ‘lagartos’... Para enfim externar suas cores e belezas, nas visitações de jardins e flores com aladas asas, sugando-lhes agora o néctar doce e bem-vindo como uma exaltação ao Criador.

       As 'trovoadas' cessaram e a chuva deu uma trégua, o sol brilha agora através das ‘nimbus’ qual dissipam-se como um ‘orvalho estival’, pelo gramado aroma de ‘jasmins’ a vida volta ao curso pós-chuva, procuro pelo ‘arco-de-Deus’ eternizado no meu coração, dando ênfase que não vivo só de pão, mas de toda a sua criação.




Kigos: "São termos das estações do ano usado (1) em cada haicai tradicional".


 

Maurício de Oliveira
Enviado por Maurício de Oliveira em 23/01/2024
Reeditado em 24/01/2024
Código do texto: T7982888
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.