SOU MILITAR DOS ANTIGOS VALORES!
SOU MILITAR!
Veja bem cidadão!
Eu nasci num lugar onde se cultua a moral, onde se ensina a honra e a honestidade.
Eu nasci em um local onde a camaradagem impera, a amizade é forte e sincera.
Onde homens e mulheres são ensinados a respeitar e educam seus corpos para a paz aprendendo sobre a guerra. Onde a virtude lidera assim como o carinho pela sua terra.
Eu nasci onde se forja o homen com amor pela Pátria, amor pelo certo, amor pela liberdade, amor pela retidão de atitudes, amor pela estima eterna.
Onde o clarim inunda os céus com seu som levando ordens e mensagens, despertando e adormecendo os noviços soldados que lá recheiam. Onde a amizade se desenvolve enquanto se marcha ombro a ombro.
Lá onde, nas horas duras da luta, no terror do combate, se enrijece o laço da confiança pelo parceiro, pelo irmão de farda.
Lugar onde se lapida o caráter, a dignidade e a coragem no peito do ser humano, tornando-o digno e valente.
Onde a inteligência é cultuada para que se aplique a justiça e a correção de atitudes.
Uma praça onde se valoriza o ímpeto da vontade de vencer, a força da juventude o amor por viver.
Um baluarte que, no seu dia a dia, cria no peito humano um sentimento espartano de união e fidelidade ferrenha que nos momentos de luta e risco de morte, aflora-se com todo o seu poder pelo “de rancho” , em defesa do amigo dileto.
Eu nasci num educandário onde a revolta inflama quando mancham o nome da nossa Bandeira, quando prevaricam às custas de vidas brasileiras, quando roubam o orgulho de nossa Nação inteira, quando se usa o seu nome em vão.
Eu cresci nesse ambiente, de valor reluzente fulguroso e dourado, aprendendo a respeitar os amigos iguais, lideres e liderados.
Nessa casa vi educar e fui educado. Lá foram feitos homens que são vultos da nossa história, homens que, hoje, inundam os relatos heróicos da nossa epopéia. Líderes do passado, amigos no presente e cidadãos horados futuramente.
Esses homens não conjugam com a infâmia , não aceitam bravateiros, sequer suportam desonestos ou usuários do anonimato ou “presepeiros”! Detestamos o hipócrita, o idolatra, o falso, o alcoviteiro. Repudiamos o corrupto que rouba o pobre que sequer tem seu outeiro. Repugna nos a mentira, a palavra falseada, a falta de misericórdia e a farda desonrada.
O Sabre que se empunha lá é o símbolo do destemor, da vigília pelos bravos, do toque da vitória e do sangue heroico derramado.
Cidadão Eu, com orgulho devo lhe falar, nasci na Academia Militar! Nas Agulhas Negras, como é mais popular! Também fui aluno, no Rio de Janeiro, do Colégio Militar!
Está dito!
Artemio Bueno Rosa Junior
Em memória de meu pai, ARTEMIO BUENO ROSA, veterinário da AMAN/195? a 1961, que perdeu sua vida por ser honesto! Assassinado ao defender os princípios que o guiavam. Morreu pelo e no Exército Brasileiro que amava