Você, é você aí do outro lado, conhece a literatura de Machado de Assis?
Eu, como escritora, confesso a todos, deveria conhecer muito mais.
Nas últimas reuniões da AJEBSP, nosso grupo de leitura sugeriu que lêssemos um conto.
Esse conto chamdao de "A Missa do Galo".
Não li, mas assisti a declamação vídeo - áudio do conto,
E, imaginando a cena, um jovem, vindo para os preparatórios (vestibulares),
Se hospeda na casa de um parente.
No dia do Natal, o parente fora ao "teatro" encontrar-se com a amante,
E, distante dos olhos, estava um jovem intelectual, que queria conhecer como era a Missa do Galo, na Cidade grande, e uma jovem senhora, na época as balzaquianas, mulheres de trinta já eram consideradas Senhoras, estava com seu roupão, e ambos a conversarem tão próximos um do outro, que haja imaginação.
O rapaz, 17 anos, ela 30, e a conversa crescia, a poesia se fazia naquela noite de Natal, que não era comemorada como hoje fazemos, e a missa, realmente era a meia noite, hoje devido os problemas cotidianos do seres humanos, a Missa do Galo, ou dá Véspera de Natal, é no dia 24 de dezembro, o mais tardar às 20 horas.
Então, no frenesi dessa conversação, o jovem esqueceram por alguns segundos sua leitura, e o por que ainda estara acordado, pois a casa de pessoas decentes, ás 22 horas todos já em seus quartos preparando seus sonhares.
Mas, interrompido pelo grito do amigo, não ficou claro em minha mente, se houvera a troca ou melhor o furtar de um beijo de ambos, já que naquela noite, tão próximos, se deram conta de uma serena maturidade.
E, lá foi o jovem para a missa do galo, e na manhã seguinte, nada havia ocorrido, apenas as lembranças, ficaram para trás!
Ofereço aos meus leitores, aos meus ex alunos, aos grupos: @Tomada Periférica Totus Tuus as ajebianas do Brasil, a minha família e o meu agradecer a Deus.
São Paulo, 06 de outubro de 2023.
zero hora