Crônica da saudade e do amor.

Sabes o que significa ser consumida pelas lavas do Vesúvio ?

Pompéia e Herculano , cidades italianas de veraneio sabem o que significa , pois as lavas deste vulcão consumiram quase a totalidade de seus habitantes no ano cristão de 79 D.C .

Pois é : ricos e pobres , patrícios e plebeus viraram cinzas e suas molduras de gesso permanecem até hoje como uma forma de demonstrar o poder da natureza .

Pessoas que estavam trabalhando , mães cuidando de seus filhos , soldados vigiando , cidadãos romanos em saunas de aguas termais ...tudo ...tudo ficou para trás.!

E curiosamente ou tragicamente entrou para a história .!

Eu apresentei esta introdução para demonstrar o poder titânico da natureza !

Ela age externamente ... mas internamente também...

A natureza é potente , portentosa... vejamos então: internamente , ou seja , dentro das pessoas provoca doenças, infesta-os com parasitas e vírus...

Desestabillidades acontecem no corpo humano e reverberam em todos os seus sistemas , seja : circulatório , respiratório, nervoso , digestório , endócrino etc..

Baixa a imunidade , desgastam as células provocando a velhice etc...

Mas, além disso , tem algo que as pessoas esquecem de lembrar... e isto está forte e intrinsecamente atrelado a natureza , ou melhor , a natureza do homem.!

Vamos ser mais politicamente corretos : a natureza do Ser Humano . Sabem o quê? As emoções e os sentimentos .!

A raiva , o ódio , o egoísmo , o orgulho , a bondade a empatia , a licenciosidade , o medo , a coragem , a tristeza , tantas e tantas emoções e sentimentos catalogados pela civilização .

Mas quero falar de dois sentimentos : O amor e a saudade ...

A saudade é o avesso do amor ... vamos pensar no amor como um senhor caro a nós , com o qual temos grande apreço e que um dia sai de malas prontas e se despede de nós e garante-nos que voltará .

Passam os dias... faz sol , faz frio, anoitece , neva ..e este senhor não retorna !

Algo em nós começa a se revirar por dentro : é a saudade !

Ela é a presença daquele que está ausente , ela machuca por dentro , causa dor , dá até medo , e uma coragem de ir busca-lo se assim pudéssemos!

Ela é o próprio amor.... que nos enche de alegria e tristeza , encontramos nela o céu e o inferno ! . A Saudade é nossa ligação mental que vai até a pessoa querida e lhe diz pelos nossos pensamentos , (telefone da alma) : -Volte , por favor!, eu te quero perto ! , sofro de um prazer masoquista que perturba minha razão .!

A saudade e o amor são menosprezados pelos cientistas cartesianos , assim como todos os sentimentos e emoções .

Quantos suicídios , depressões , traumas seriam evitados se déssemos mais atenção aos nossos sentimentos e emoções e também as de outrem ?

As emoções e sentimentos são tão vívidos e concretos para nós que os sentimos enquanto elementos metafísicos quintessênciados tanto quanto, também, a matéria e todos seus estágios e estado!

Tudo isso para dizer-te .....

Tive um amor ... sim , caro leitor ..tive um amor!.

Este me encontrou distraída e sem ideia de sua força .

Fui feliz , ah como fui feliz ... Com coisas simples na companhia deste senhor : Feliz com a chuva que caia, com o recital de uma poesia , com assuntos do cotidiano sem importância : novela , futebol , carro , ator , atriz etc...

Até nas pequenas discussões fui feliz , até na zanga e muito mais no perdão !

Os defeitos do meu querido objeto de amor não foram tais que contrariamente puderam me causar até um certo êxtase ...

Em saber que ele era humano como eu !

Meu objetivo era amar o objeto do meu amor!

Contemplava , ah como eu contemplava , como uma monja no templo ! : a beleza da lua , o dia lindo que amanhecia..,. a voz sonora e sem igual deste senhor que me enfeitiçava de um gozo que nem se for ao paraíso depois desta vida , eu terei igual!

E hoje a saudade , sombra do amor !, avesso dele ,; acompanha-me e me convida dentro do coração a falar de recordação ....

E cria em mim um quadro interno tão real que parece viver e acontecer! embeleza o que de triste e monótono ficou !

Um Vesúvio que derrama suas lavas e se espalham em mim : Esteja eu comendo , assistindo , ouvindo musica , acordando , trabalhando e dormindo.

Uma estátua de gesso eu pareço ... inerte , paralisada e morta... fico assim por dentro .

A todos pareço viva e feliz.. ..uma realidade de verniz , que encanta e ilude por fora e hora !

Muitas pessoas não conseguem enxergar o que a natureza criou em nós , só o consegue quem tem uma coisa : Sensibilidade ! Hoje em dia quem a tem ?

Para perscrutar o que vai no coração e no intimo dos outros ....

Se não conhecer a ti mesmo , ouvirá a sociedade ignorante dizer : - Essa natureza é frescura , é ilusão , é nada !

Só os poetas , os artistas em geral e hoje os cientistas que estudam a saúde mental sabem exatamente a bomba-atômica e o grande Vesúvio que são os sentimentos e as emoções !

Soterrada estou pelas lavas do Vesúvio da alma , das emoções e dos sentimentos que se densificaram em mim.... e que ninguém os veem !

Sinto-me tomada numa cadência , numa entoada que me afligem e trazem paradoxalmente frio n'ama!

.É um tragédia tão devastadora quanto o grande Vulcão que hoje dorme ...

Mas em mim expele a dor que ficou de ter sido feliz e encontrado o amor ...

Qual o Vesúvio que deixou seus rastros de destruição ...Espalham em mim o magma que em fogo derretido queima meu coração!

Ninguém as veem, percebem ou as compreendem,....

Só quem já foi soterrada em uma erupção vulcânica pelas lavas da saudade, sabe o que se sente!