A Chance de Saber Mais
Desejei tornar mais conhecido, e apreciado o texto que achei jogado na Rua Érico Veríssimo, São João Batista, Venda Nova.
— Impresso numa capa-rasgada de um livro.
A obra fora adotada (não sei precisar o ano) pela Rede Pública Municipal de Ensino da capital mineira e distribuída gratuitamente, nas turmas de oitava série do Ensino Fundamental.
Trata-se de um texto motivacional à prática da leitura. E no lugar da assinatura autoral aparece o nome do Ministério da Educação.
Não sou muito de decorar textos, mas por achar este, interessante demais da conta, acabei decorando-o na sua integralidade.
Em Itapecerica (MG), numa reunião acadêmica que tivemos, o declamei de cor ao público presente e a memória não falhou.
"A CHANCE DE SABER MAIS
O mundo parece ser feito apenas de coisas que a gente vê nele. Mas há outras que não vemos, embora existam. São as coisas que lemos.
Elas estão escondidas no meio das letras. É preciso ler para que apareçam diretamente em nossas cabeças.
Se não lemos, todas essas coisas que estão guardadas nos livros não aparecem para nós. Quem não lê, só vê uma parte das coisas do mundo. E não consegue conhecer tudo.
Muitas vezes, no meio de uma conversa, ouvimos falar de uma pessoa ou de uma história que o amigo conhece de leitura. Quem não leu ficou de fora. Por isso estamos distribuindo esses livros.
Queremos que você conheça o que não está na sua frente, mas está dentro dos livros. Você vai poder viajar sem se levantar da cadeira. Conhecer gente muito interessante sem precisar conviver com ela. Vai rir e até chorar com histórias de pessoas que só existem nos livros.
Não jogue fora a chance de saber mais. Não fique por fora".
Do livro: "O Vampiro que Descobriu o Brasil" . — De Ivan Jaf
*Nemilson Vieira de Morais
Gestor Ambiental/Acadêmico Literário.
(06:06:22)