VISÃOLATRIA EM DELIRIUS
j.Torqu4to
SE UM DIA DEPOIS DAQUELA BEBEDEIRA, TE ENCONTRARES NO CIMO DA LADEIRA DO BRITO OU QUEM SABE DOS MARTÍRIOS, EM PLANA MACEIÓ DO NOVO SÉCULO VINTE E UM, E OLHANDO AOS PÉS DE UMAS CAIXA DE ÁGUA GRANDES, VISÍVEIS DA PRAÇA LÁ EM BAIXO, SABEIS QUE NESTE LOCAL, NUM NATAL QUALQUER DE UM ANO ENTRE OS 60 E 74 DO SÉCULO XX, UM GAROTO CALÇAS BOCA SINO XADREZ, CAMISA LISTADA DE AZUL FORTE E FINAS VERMELHAS, MANA LONGAS E GOLA ALTÍSSIMA MANTIDA DE PÉ EM VOLTA DO PESCOÇO, CABELOS LISOS CASTANHOS GRANDES DEMAIS, CAÍDOS PARA UM DOS LADOS, CHORAVA EMBRIAGADAMENTE MIRANDO AS PEDRAS DA LADEIRA AOS SEUS PÉS, PISANDO AS FORMIGAS COM DESDÉM DE ÉBRIO E DESESPERO DE APAIXONADO.
ARREPENDIDO PEGA A FORMIGA ATROPELADA PELO BICO DE SEU CAVALO DE AÇO, E COM AS MÃOS EM CONCHA SOPRA, ATÉ QUE A FORMIGA GRITA:
- PÁRA COM ISSO, O AROMA DE SUA BOCA É FÉTIDO CAMARADA GIGANTE.
- É BEBI UMAS, DIZ O GAROTO, LÁ NO BAR DO SEU DOZENTOS – RESPONDE O GAROTO
- MAS BEBER O QUE E PARA QUE?
- MÉ, CACHAÇA, PITÚ, BEBÍ PORQUE MINHA QUERIDA PASTORINHA ME DESDENHOU, GRITEI-LHE COM MEUS OLHOS O QUANTO EU A AMAVA E ELA NEM CHIT.
- ELA FALOU ISSO, PARA SEUS OLHOS?
- BEM ELA NÃO ENTENDE VISÃOLATRIA, E EU NÃO TENHO COMO TRADUZIR MATERIALMENTE ESTA LINGUAGEM, A GENTE SÓ OLHA E O OLHAR JÁ FALA AUTOMATICAMENTE TUDO QUE ESTÁ DENTRO DA ALMA, É UMA TAQUIGRAFIA ESPIRITUAL. NÃO EXISTE PALAVRAS EM QUALQUER IDIOTA QUE TRADUZA ISSO.
- NÃO SEI O QUE DIZER, DISSE A FORMIGA, ESTOU COMOVIDO –
- COMOVIA, CORRIGIU O GAROTO
- EU SOU UM FORMIGO. OU FORMIGA MACHO. MAS ISSO NÃO VEM AO CASO, NÓS NÃO TEMOS SEU PROBLEMA, POIS NÃO TEMOS ESTA CHATICE DE MUNDO ESPIRITUAL COMANDANDO AS AÇÕES DO MATERIAL, PARA NÓS NOSSO NOME É TRABALHO. NÃO HÁ ESPAÇO PARA FRESCURITE EMOCIONAL.
- BEM NESTE CASO ESTOU FALANDO PARA AS PAREDE... ERRR... FORMIGAS.
- É TÁ.
- ENTÃO VOU INDO, DISSO O GAROTO CAINDO AO CHÃO, ABRAÇANDO UMA RAQUÍTICA ARVORE, ALI FICOU MESMO QUANDO UMA FINA CHUVA MOLHOU SEU ROSTO E CABELO LISO.
PELA MANHÃ, SOL BRILHANDO EM SEU ROSTO, SE LEVANTOU E CANSADO, ANDOU LADEIRA ABAIXO. NO CAMINHO UMA FILA DE FORMIGAS COM PEDAÇOS DE FOLHAS ANDAVA, UMA DAS FORMIGAS PAROU, DERRUBOU O PEDAÇO DE FOLHA, E FEZ UM GESTO.