O Polvo dos Sentimentos
Pense no Polvo como o seu subconsciente, e cada um dos 8 tentáculos, representam seus respectivos sentimentos; Ódio, desespero, tristeza, mágoa, frustração, sentimento de não aceitação, medo e insegurança.
Todos temos um Polvo assim, agora quero que imagine, feche os olhos e imagine você em meio ao mar, afundando cada vez mais e mais, sem fim… lutando para sobreviver; mar esse que representa a vida. Já está difícil subir, porque quanto mais fundo maior a pressão; Pressão representando os problemas diários. Quando de repente, o Polvo agarra-o, para livrar-se dele tens de abrir mão dos sentimentos negativos, sentimentos esses mencionados acima. Mas como me livrar de algo que me corrói por dentro, e na maioria das vezes eu não sei o porquê disso, isso me machuca, me deixa sem ação. Ao procurar a resposta, lembre-se que quanto mais se demora, mais se afunda, e quanto mais se afunda mais vai ter dificuldade para sair. Em lamentações recorre aos peixes que ali o rodeavam; peixes representando amigos ou profissionais da área que ele julgava incompetentes para soltá-lo, antes. Talvez uma conclusão precoce eu creio.
Então tens o seguinte diálogo.
-Como?! Me diz como eu faço para me soltar dele?
-Para, você sabe o que tem que ser feito, você apenas não quer fazer.
-Não, eu não sei, me ajudem, por favor…
-Você tem de abrir mão de tais sentimentos. Antes que mergulhe por completo neles.
-Mas já fiz de tudo para deixá-los, entretanto, os mesmos sempre vem à tona, de forma que eu venha a sucumbir novamente.
-Certo, e o que ganha com isso? Além de se perder mais de si?
-...
-Apenas repense se vale a pena viver dessa forma, cheio de mágoas passadas, ódio acumulado, vivendo de frustrações. Comece se livrando do sentimento de não aceitação. (explicando de forma rápida; basicamente não aceitar o que já passou, ou mesmo não aceitar o que vai ou está acontecendo, isso não está sob seu controle, e não aceitar vai te ajudar em 0%) Após se livrar dele, os outros serão menos difíceis.
-Eu… Eu não consigo fazer isso sozinho, eu estou exausto…
-Se estivesse sozinho não teria peixes além do Polvo. Não se preocupe, apenas me dê a mão, e vamos juntos à superfície.
Pouco a pouco, com ajuda vamos deixando sentimentos ruins para trás, e nos livrando disso… Não pare de nadar.