Memória visual
Butantã, SP Brasil - 26 de dezembro de 2022
Carta de número 4 - em #PoétiCa💕 com #Terapias💙
De: Cássia Nascimento @cassianascimento.terapeuta
Para: Fatima de Almeida @fatimateodoroalmeida
Amiga Fátima! Espero te encontrar bem!
Hoje comunico contigo em prosa com poesia...
O silêncio incomoda e ao mesmo tempo emociona e acalma. O silêncio constrange. O silêncio impacta. O silêncio perturba. O silêncio questiona quem não está acostumado a escutar os intervalos de si mesma. Muita gente pede socorro em silêncio, calando a própria voz, não reagindo, não expressando sentimentos nem emoções. Há um certo conforto no silêncio, e não se trata de estar ausente, abatida, consternada, constrangida, esquecida. Ao contrário, silenciar é um modo de refletir, para em algum momento manifestar-se. O silêncio tem sido uma grande companhia nesses tempos de reconstrução. O não falar é por perceber que poucas pessoas têm condições de escutar respeitando os intervalos do tempo. Então, para melhor distinguir as partes de mim mesma, que estão em desalinho, silêncio. Assim, pouco incomodo quem já não faz questão de conviver com as estranhezas do meu jeito de ser. Silenciar tem sido uma habilidade genuína para filtrar meus próprios mecanismos mentais, de avaliar conteúdos e perceber pistas sutis que ajudam a ressignificar à própria atenção, em maior empatia comigo mesma.
Tenho memória visual, então escrever me aproxima do que tenho sido nesses tempos partidos de confraternizações desiguais, onde as pessoas fingem estar inteiras, comem, bebem, postam fotos exuberantes, mas no decorrer do ano pouco tempo têm para dar atenção umas às outras, verdadeiramente.
Não pense que estou em retrospectiva finalista. Nessa jornada de vulnerabilidade estou aprendendo lições importantíssimas, entre elas: sair de cena, não reagir, e principalmente, respeitar o meu íntimo. Por isso hoje, eu só quero perto de mim o que ressoa reciprocidade, pois entendo que dar e receber é essencial para qualidade das relações entre as pessoas.
Depois de tudo dito, eu fico por aqui com o pensamento na escrita...
e aguardo por sua carta.
Meu abraço de afeto,
Cássia Nascimento
@cassianascimentoterapias