Julgamentos descabidos!

Vejo publicações nas redes sociais sobre os idosos e os Lares, que me dão revolta, devido ao conteúdo que publicam, acabando por fazer julgamentos descabidos… Tais publicações, são mesmo desnecessárias, pois existem Lares e Lares… E sim, já se sabe, que o melhor para um idoso, em final de vida, é estar junto da família que o ama e ele ama… Mas, nos dias de hoje, não é bem assim, infelizmente… A vida é uma correria, e não é fácil cuidar de idosos… Aqueles, que têm a sorte, de poderem estar junto da família, podem crer, que são uns privilegiados. Colocar o idoso num Lar não significa falta de amor e nem abandono.

Eu penso que não devemos fazer julgamentos, sobre as famílias que levam seus idosos para os Lares, porque realmente não é fácil cuidar de um idoso, e só a família sabe dos problemas, que tem de passar e ultrapassar…. Existe a ideia, de que os filhos herdam o legado do compromisso de tomar conta dos pais quando chega a velhice, na casa dos filhos, mantendo-os no ambiente familiar, e a meu ver errado, porque mudam-se os ventos e as realidades, em cada geração… Mas existem situações, em que isso não é possível, devido á vida que esses familiares têm já formada no seu agregado familiar… E ainda, vai existir, o problema de adaptação de hábitos entre o que chega e os que já lá estão, sendo que quem tem que se adaptar, é sempre o idoso, que entra, porque a família que o acolhe, já tem a sua maneira de viver e habitar entre eles… No fundo o meu pensamento, é que cada caso é um caso e cada família tem que decidir o que é melhor, para cada parte sem julgamentos… Eu tenho apenas um filho, não pude ter mais filhos, (embora quisesse muito) mas Deus assim quis… Já disse ao meu filho, que quando eu chegar à velhice, não quero ser um fardo para ele e sua esposa e filhos (minha nora e netos). E ele já sabe e já está ciente da minha vontade de ir para um Lar de Idosos, porque Não quero ser um problema, não quero que ele não possa fazer as coisas que ele e a família dele gostam, para terem de cuidar de mim… Não tive um filho, para ele, retribuir seja o que for, para cuidar de mim na velhice, só porque fiz o meu dever de o criar e cuidar, Não…. Tive-o porque sempre quis ser mãe… Tudo o que eu fiz, ou faço por ele não é a pensar que tem a obrigação de me retribuir algum dia.... Fiz e tudo faço por ele por amor, NUNCA por obrigação… Neste momento, cuido da minha sogra, porque vou tendo tempo, e não é, nem tem sido uma tarefa fácil, mas tem e continua a ser um grande aprendizado… Apesar de muitos pesares, sinto-me abençoada por poder fazer o pouco ou muito que sei, consigo e posso fazer por ela.... Ter empatia, carinho, generosidade ao próximo faz-me sentir feliz e bem comigo mesma e com os outros…. Se trabalhasse, e o outro filho, não tomasse conta dela, que remédio, ela teria de ir para um Lar, ou ter um Cuidador Informal... A vida foi boa para ela até agora, pois privilegiou-a nesse sentido, porque está junto do filho, neto e nora (Eu) .... Quanto ao meu filho eu e ele somos muito unidos, temos muita cumplicidade, mas entendo que não é justo ele um dia tomar conta de mim… Ainda que no futuro ele e a família quiserem fazer diferente do que penso, continuarei a querer ficar no meu canto, pedindo apenas que nunca se esqueçam de mim, fazendo visitas ou telefonemas, principalmente em datas especiais… Esta é a minha opinião, é a forma como eu vejo as coisas sobre o legado que alguns pais, querem passar/deixar aos seus filhos…

Maria Irene
Enviado por Maria Irene em 01/12/2022
Reeditado em 02/12/2022
Código do texto: T7662332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.