É difícil ser mulher
É difícil ser mulher.
O simples fato de colocarmos os pés para fora de nossas casas já nos coloca em risco. Não importa se é de dia, de tarde ou de noite. Não importa se a roupa é curta ou se estamos cobertas da cabeça aos pés.
É difícil ser mulher.
Somos olhadas como se fossemos um pedaço de carne e tratadas como objetos.
Ouvimos palavras de desrespeito diariamente e os homens que as dizem não veem problema algum, afinal, nós, mulheres, sempre distorcemos tudo, não sabemos receber "elogios".
É difícil ser mulher.
Na sociedade em que vivemos somos tratadas como lixo.
Se somos abusadas é porque fizemos algo para merecer isso.
Quando denunciamos o abuso somos questionadas infinitas vezes se temos certeza de que realmente foi abuso. Você bebeu? Você se drogou? estava sozinha? Que roupa usou?
Sim, somos questionadas porque o fato de sofrermos abuso é culpa nossa, nós que não nos damos o respeito.
É difícil ser mulher.
A cada vez que saímos de casa não temos certeza do que nos espera, é uma aflição constante do que irá nos acontecer, do que iremos encontrar.
Se atrasamos um pouco para chegar em casa, nossas mães ficam em pranto, imaginando mil e uma coisas, com medo do que pode ter acontecido.
É difícil ser mulher.
Homens sempre arrumam um jeito de nos culpar, de nos diminuir.
Vivemos em uma sociedade em que muitos homens se dizem defensores dos direitos das mulheres, da igualdade, mas são os primeiros a tentarem forçar a barra, a passar do limite. Beijar a garota a força, tentar passar a mão pelo corpo sem autorização, humilhar a garota com palavras, entre tantas outras coisas que estamos cansadas de ouvir.
Até quando viveremos com medo de sair de casa pelo simples fato de sermos mulheres?