PRÊMIO EDUCAÇÃO RS 2022 - TROFÉU PENA LIBERTÁRIA - CATEGORIA PROFISSIONAL
A minha gratidão às pessoas que me indicaram a este Prêmio, na Categoria Profissional; aos Jurados que avaliaram a minha trajetória como profissional da educação; à Sra. Margot Johanna Capela Andras, Coordenadora do Prêmio Educação, ao Colegiado do SINPRO, à Sra. Maria Helena Cardoso Barth, Diretora do Colégio Conhecer, onde trabalho há mais de 25 anos, às amigas: Beatriz Teresa Schenini Rossi Machado, Marta Izabel Fagundes de Araújo, Nilza de July da Costa e Silva, Patrícia Rodrigues Barbosa; e a todos os que em mim votaram. Foram dois momentos de grande emoção: o primeiro, ao saber que tinha sido indicada ao Prêmio; o segundo, ao ouvir, da Sra. Margot, que era a Profissional Homenageada. A ideia de tornar-me professora aflorou ao longo do científico, o equivalente ao atual Ensino Médio. Lembro-me, nesta época, do Professor de Matemática, Hermeton Disconzi, pedir-me para ajudar os colegas com dificuldades… Desde então, o amor pela profissão escolhida transforma o trabalho em lazer e arte. Durante o percurso desses mais de 25 anos, tenho compartilhando e trocado conhecimentos com alunos, colegas e entidades educacionais tanto das redes privada quanto da pública.
Considero o magistério um caminho de celebração à vida, ao amor e às diferentes emoções. Incentivar jovens e adultos a ler e a escrever leva-nos a estabelecer conexões entre o mundo real e o imaginário, algo fascinante. A cada encontro com a meninada, um andar novo, repleto de beleza e de encantamento. Parabenizo aos demais homenageados e compartilho a Pena Libertária com a Direção do Colégio Conhecer, Professores, Funcionários, Pais, Ex e Atuais Alunos, Amigas, Amigos e Familiares.
Segundo Antoine de Saint-Exupéry, em o “O Pequeno Príncipe”, "As pessoas que passam por nós nunca vão sós e nunca nos deixam sós; sempre deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. Há os que levam muito, mas não há os que não levam nada. Há os que deixam muito, mas não há os que deixam nada.”