Loys
Quando o mundo parecia ter afundado um coração no pior abismo já existente, e tudo parecia perdido, em sua mente os portões todos lhe trancavam por dentro e você não tinha mais coragem de ao menos tentar deles escapar... ao se trancar no seu restrito mundo, e ainda pior, olhar ao seu redor e ver tantos olhos inocentes dependendo da sua reação, e o seu mundo todo num sopro só, desabar.
E você por dentro das grades de ferro, muito mais parecendo literalmente um presídio, ouvir a campainha tocar, assustada sair pisando leve e pelas frechas e através das cortinas olhar, e feito um raio de sol aquela imagem do lado de fora como um anjo em forma de mulher, o seu nome chamar, vem a interrogação e um medo embutido, você ali, tão esquecida, reclusa e com tantas vidas dependendo de sua atitude, uma voz quem sabe, a voz dos anjos dizendo abra a porta, receba com amor àquela mão estendida, ouça o que ela veio lhe anunciar.
Loys, minha amiga inesquecível,
jamais esquecerei o seu gesto, a sua voz, a sua lágrima escorrendo, solidária, e as suas palavras de força me pedindo para reagir, pedindo pra que eu perdesse o medo e lhe seguisse sem temer, dali em diante você iria cuidar deles, e de mim. Você se foi, mas a sua lição de amor pelo próximo, deixou, e dentro da minha alma, para sempre o seu apoio, proteção e dedicação, a minha vida (as nossas vidas) você marcou.
Exatamente trinta anos se passaram, porém o que é puro e verdadeiro o tempo não destrói, digo com o coração cheio de felicidade, que com êxito todo seu ensinamento e direção valeu apena, eles cresceram e deram muito certo, e indiretamente eu cresci, todos nós trazemos viva a sua lembrança, da luz, da força e da esperança que em todos nós você plantou, você não morrerá jamais, a sensação que sinto, é a de que você está sempre por perto quando estou a fraquejar.