Ame-se
Ame-se o sol, que derrama amor em sua luz e ame-se a abóbada estrelada que na sua paz agasalha os que dormem. Ame-se às árvores que dão tudo quanto têm e tudo quanto podem produzir com seu trabalho e só se exprimem com sua beleza e com a doçura de seus frutos. Ame-se aos pássaros, que nada mais parecem do que lindos cantorezinhos aventurosos e erradios e logo se tornam austeros e formam o ninho – o surpreendente lar – e criam seus filhos á força de incomparáveis sacrifícios e com a ternura de verdadeiros avós.
Ame-se a todos os seres, porque a serpente não ataca se não é atacada e salva sempre as colheitas de serem devoradas pelos ratos selvagens. Ame-se a todas as coisas, porque o mesmo veneno que mata em certa dose, em outra cura, tal a virtude que degenera pelo ódio e tal o vício que atenua sua fealdade pelo amor.
Ali, onde um produz dez, ponha-se mais amor e se fará cem.
E ao que se ergue em fúria contra alguém que esse alguém o trate com amor e sua fúria se aplacará. Que seja amado ainda mais e ele, por sua vez, amará também.
Enquanto não se ama, a vida será triste tal uma jovem que chora sob um pessegueiro em flor.
Porque o amor é a vida. Quem não ama, é como os mortos.
Porque o amor é a luz e, se ele falta, anoitece em cada alma.
Porque o amor é a felicidade e enquanto a sabedoria de cada qual não o compreenda, a miséria continuará a afligir a espécie humana.
Ame-se a natureza e curar-se-á toda aflição. Ame-se os homens e os homens compartilharão dos desejos dos que os amam. Ame-se a Deus e Deus alumiará cada espírito.
MARILZA PEREIRA CALSAVARA
MDLUZ
10/07/2022