MUNDO IMAGINÁRIO

 

Os sonhos trabalham para construir o cenário e os personagens que montamos na mente. É importante relacionar a realidade com o pensamento, a comparação do que estou vendo. As habilidades das crianças de criar um mundo novo influenciam na criatividade que se relaciona com as curiosidades crescendo no cérebro. Os pequenos colocam fantasias para colorir o mundo com suas brincadeiras, como a casinha ou castelo no parquinho.

Crianças tem uma imaginação forte, as possibilitando de expressar e expandir a sua maneira de ver um mundo imaginável. Um desenho já mostra o que veem mente, como uma casa aconchegante com a família junta em seu jardim com árvores e mostrando que gosta de fazer parte daquilo que a faz feliz! Na lembrança são guardadas as brincadeiras da criatividade que foi construindo pelo tempo, com o aprimoramento dos estudos, pode gerar possibilidades de carreiras que usam a invenção da mente. Um menino faceiro que brinca com seus legos, montando um prédio, demonstra sua capacidade de construção, tendo chances de torna-se um arquiteto e aperfeiçoar seu raciocínio lógico.

Quando não temos a oportunidade de explorar a imaginação faz com que a criança se isole de outras ficando sozinha, encontre dificuldade de resolução de problema, pois não consegue ir além do que está ali e podendo até mesmo alterar a mudança de seu humor. Um exemplo é quando este pequeno está realizando um desenho e o seu lápis quebra a ponta. Sem usar a sua imaginação para a capacidade de resolver o conflito desiste de realizar, ficando chateado e ou bravo com este acontecimento, não permitindo também a socialização e ajuda para resolver.

Por fim, podemos concluir que usar e explorar a imaginação nos pequenos trará grandes benefícios no desenvolvimento, na sua autonomia e na sua socialização para que futuramente torne-se um adulto seguro no que faz, flexibilidade para mudanças e ampliação de seus conhecimentos, saiba trabalhar com outras pessoas e com seus sentimentos.