VALE A PENA LER DE NOVO - IV)
======================================================
Projeto literário de Olavo Nascimento em apologia às reprises das novelas da Globo que, além de permitir as releituras de textos passados, abraça novos leitores. São textos publicados há tempos aqui no Recanto, cujas republicações serão escolhidas pelo autor considerando a boa aceitação e o grau de dificuldade nas inspirações. A previsão é reeditar um texto por semana. Desde já agradeço a sua visita e comentários..
======================================================

 
  EXISTÊNCIA” 
Reflexões sobre a Razão da Existência Humana - José Roberto Marques -  Presidente do IBC Coaching
 
Por Olavo Nascimento (20/03/2022)
==============================

Enquanto eu estiver assistindo o movimento estrondoso da queda de água doce nas cataratas e a ondulação sinuosa da água salgada nos nossos mares, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------

Enquanto eu estiver me aquecendo no fogo do sol que ilumina os nossos dias e admirando o brilho da lua e das estrelas que clareiam as nossas noites, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver me protegendo da água grossa ou fina que cai do firmamento encoberto pelas nuvens carregadas e sombrias, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver sentindo o aroma de ar fresco das nossas matas ainda verdes e ouvindo o canto de pássaros revoando e o atropelo de animais em correrias, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver temendo a revolta da natureza com seus raios, trovões, temporais, furacões e terremotos contra a agressão provocada pelo homem irresponsável, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver agasalhando o corpo no inverno, malhando o físico no verão, colhendo frutos no outono e plantando flores na primavera, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver vendo que a solidariedade sempre acontece em situações complicadas e que o socorro fundamental alivia dores e salva vidas, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver me atualizando através dos meios de comunicação que nos deixa ligado aos acontecimentos e nos alerta dos perigos deste mundo, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver utilizando vias de transporte que nos leva de um lugar a outro para atender necessidades e encontrar com pessoas queridas, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver com a minha mente focada no esquecimento do meu drama e com ela florescida na inspiração das minhas ideias e poesias, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver lutando para realizar os meus sonhos e vencendo dificuldades que criam barreiras na busca de objetivos quase impossíveis, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver acreditando na fé e na esperança positiva por um mundo mais camarada para as pessoas carentes de afeto e bens materiais, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver rodeado de familiares, parentes e grandes amigos como você, que nos dá força e nos proporciona a alegria de continuar a nossa luta, eu tenho certeza que ainda existo.
-------------------------------------------------------

Enquanto eu estiver tendo a certeza que eu ainda existo, eu quero continuar vivendo plenamente esta minha vida.
-------------------------------------------------------

RESUMINDO: EU QUERO CONTINUAR TENDO OS GRANDES AMIGOS AO MEU LADO, PARA TER CERTEZA QUE EU AINDA EXISTO. E AGORA MESMO, AO PASSAR ESTA MENSAGEM, EU TENHO CERTEZA QUE AINDA EXISTO.

 
======================================================== 

Observações do autor:
Editado em 23/10/2015
Reeditado em 26/06/2020
Contém 47 leituras, incluindo 14 comentários


==================================
Abraços.
==================================


Interações e comentários(meus agradecimentos):

23/03/22 10:12 - Mara Cardozo
Querido Poeta Olavo **Tua existência é marcante** por: Sua essência **Sua amizade e carisma **A maneira como escreve seus textos, e os pública com talento e maestria! Tenha certeza que como eu, muitos aqui aprendem contigo! Abraços de gratidão.
------------------------------------------

21/03/2022 14:59 - lumah
Enquanto observo o vazio...nesta tarde outonal chuvosa e fria...penso sobre o que escrever...nessa sua magistral prosa de hoje....A certeza de que você existe, é a sua presença constante no Recanto e nas nossas escrivaninhas, com seus textos
23/03/22 10:12 -  de literatura aprimorada. Parabéns por mais um projeto exitoso! Li com muita atenção! " Pensamos, logo existimos" ! 
------------------------------------------ 

20/03/22 12:47 - roselves Alves
Enquanto houver a convicção do amor, você existe. Enquanto houver poesia, você vive na Inspiração. E nós vivemos essa emoção tão vida dos seus versos!
-----------------------------------------   

07/10/2021 18:13 - Walmor Zimerman
Bem Refletivo e emotivo. Parabéns! Você tem um acervo fantástico, fruto de seu constante labor, nas letras. Mais uma vez parabéns!
----------------------------------------- 
08/02/2020 19:50 - Marthamaria
Com certeza você existe nobre Poeta, depois de dedilhar com maestria e sensibilidade, todos os pensamentos eu creio que nós existimos por permição do criador. Aplausos e abraço fraterno Martha Maria.
---------------------------------------- 
30/04/2019 02:04 - MCezar
E eu, ao término desta leitura, tenho UMA certeza amigo poeta: tu existe e graças a Deus por isso! E existirá por muitos anos e que eu possa te dizer a cada leitura do teu trabalho, o quando gostei da tua maneira de trazer aos nossos olhos essas questões diárias que vivenciamos no campo político e do dia a dia de cada um. Tens um formato muito interessante de expressar-se na senda literária. Gosto imenso de crônicas e sugiro como leitura na minha escrivaninha, As crônicas sobre minha avó Marvina. http://www.mdscezar.prosaeverso.net Cinchado abraço!
--------------------------------------- 
05/01/2019 21:11 - Cristina Gaspar
É minha terceira visita a este texto, mas, é bom reler, pois a mensagem toca fundo e faz bem meu aro amigo, obrigada sempre, aqui as coisas estão clareando devagar, mas, tenho fé que irá melhorar, abraços fraternos de luz, boa noite, fique com Deus.
--------------------------------------- 
18/04/2018 22:17 - Maria Augusta da Silva Caliari
Enquanto teu coração pulsar e a alegria te dominar,tenhas certeza absoluta,existes,meu amado menino poeta.Linda noite!
------------------------------------- 
13/02/2018 19:38 - Maria Augusta da Silva Caliari
Enquanto ouvirmos o som das goteiras que vêm da chuva enviada pela Natureza,temos a certeza de que ainda existimos
Um mimo pra ti. Lindo poetar,amado meu!
------------------------------------- 
29/04/2017 23:31 - Cristina Gaspar
Já havia comentado este texto, mas, depois de tantas visitas, já não tanta certeza se você e essa generosidade que lhe é nata existem mesmo, obrigada imenso,
------------------------------------ 
06/01/2017 09:12 - Deyse Felix
Nada mais importante do que ter a certeza que continua existindo, por gostar de viver. Quase ia esquecendo de deixar indicação... Pra hoje uma crônica: Velório, e um conto surreal : A cor da sua dor. >>> 100 abraços.
----------------------------------- 
11/10/2016 21:13 - Cristina Gaspar
Você existe caro poeta, texto lindo, abraços fraternos e gratos, fique com Deus, obrigada pela generosa e amável visita.
--------------------------------- 
30/07/2016 13:45 - Eemanuel Nogam o Beija Flor
Linda e sublime mensagem de fé e esperança . Deus não nos dá fardo maior que possamos carregar e enquanto estivermos tendo as doutrinaçoes de dor é sinal que existimos e estamos evoluindo e cumprindo a missão que viemos fazer no mundo encarnados . Paz e luz
--------------------------------
06/06/2016 22:46 - Maria do Carmo Fraga(MarianaMendes)
Lindo texto. Muitos, sem nenhum drama a enfrentar, apenas vegetam. Saber viver é preciso. Parabéns, pela prosa poética, bela e reflexiva.Abraço.
------------------------------- 
08/03/2016 15:25 - Maria Cândida Vieira
Lindo.Espero ter o prazer de ler mais textos seus.
------------------------------- 
07/01/2016 09:36 - Irineu Gomes
Existe e a sua existência tem sentido como filho da mãe natureza. É tanto que está contemplando-a a cada dia, a cada instante, percebendo a existência da mais sublime criação divina, da qual você também faz parte. Eis aí a visão do poeta. Não só vê as coisas, mas valoriza a sua essência. Quem sente o que está no entorno nunca sentirá a solidão. O universo começa a partir de uma partícula. Somos uma dessas partículas, logo EXISTIMOS.
------------------------------- 
01/12/2015 02:23 - Vannessa Adryanna Butterfly
Eu tenho certeza que eu existo, e cada vez mais eu gosto de ser quem eu sou: sempre um melhor ser num ser já existente... Obrigada meu querido por ter ido até a minha escrivaninha, ter lido e se dado ao trabalho de comentar meus escritos... Eu acatei a sua recomendação e amei... Tudo a ver com o meu "Recuperando a minha identidade"... Parabéns por esse seu texto tão inspirado e inspirador... tão instigante, tão expressivo, tão real... Beijinhos com muito carinho!!!
------------------------------ 

***************************************************** 


 
POETA OLAVO
Enviado por POETA OLAVO em 20/03/2022
Reeditado em 23/03/2022
Código do texto: T7476818
Classificação de conteúdo: seguro