Ainda sobre o meu modo de ver e galgar os degraus evolutivos da humanidade...
Porque a cortesia, o respeito, a complacência, a simplicidade e a condescendência, ao crivo deste meu notoriamente considerado "umtantoquantoestranhomododeversentireopinar", cruzes! que isso eu bem sei quantos assim pensam sobre mim e os meus pequenos escritos, ora, ora, acredito mesmo que sejam quais forem as circunstâncias advindas, caminharão sempre e sempre de mãos dadas...
...E assim sendo, mais ainda contribuirão proativamente com os processos de evolução social, enriquecendo os cabedais das prerrogativas éticas; estas, nem sei como ainda, tidas e havidas pelas sociedades organizadas modernas como absolutamente naturais aos seres humanos cultural e polidamente evoluídos.
A esse respeito, podemos ver exemplos simples e fáceis de memorizar quando observamos alguém aguardando pacientemente outra pessoa completar a travessia de uma faixa, ponte ou calçada, para só depois iniciar a sua.
Ou então... Quando alguém cede o seu próprio espaço de deslocamento numa calçada estreita ou viela, ao parar respeitosamente para facilitar a passagem dos demais, essas tantas pessoinhas espaventadas que vemos pelaí, a esmagadora maioria das quais vivem rotineiramente apressadas, descuidadas, egoístas, tresloucadas mesmo, e assim sendo, nem aí com os direitos ou bem-estar dos demais.
Perdoem-me pela simplicidade de interpretação da minha presente reflexão a respeito da evolutiva condescendência.
Mas que tal seria conviver e caminhar boas milhas com alguém que prestou-se a alcançar a condescendência e o mais alto degrau evolutivo, ou seja, a simplicidade, nesta vida "moderna" que ora vivemos debaixo do Sol?...
...E quanto a essas pessoinhas maravilhosas que muito além dos seus atributos morais e generosidade naturais, ainda encontram tempo e disposição para dialogar com todo e qualquer transeunte com tamanha boa vontade, enquanto se dedicam voluntariosamente a tantas atividades em prol dos semelhantes, assim como bem faz este admirável Sr. Antonio Moraes (ver foto na minha página do Facebook) frente ao seu jardim público junto ao bosque do Parque Linear do nosso Sítio Cercado, no qual prepara, planta e cuida o ano todo com esmero, carinho e amorosíssima dedicação, jamais negando que uma ou outras moçoilas mais "espertinhas" que as demais, todas curitibanas lindas de viver! furtivamente lhe passem as mãos em algumas mudinhas das suas plantas e flores maravilhosas?
Aliás, sua amizade representa uma das minhas grandes riquezas...
#ArmenizMüller.
...Oarrazoadorpoético.