O viajante
O trem não para. Viagem longa. O trem viaja veloz, com paradas em algumas estações. No vagão, há sempre passageiros novos, exceto um. Ele estava sempre naquele vagão, exceto alguns desembarques. Algum tempo depois, o viajante estava de volta, atento às movimentações do vagão. Algumas vezes, conversava com outros passageiros sobre diferentes assuntos; em outras vezes, mantinha-se calado.
De tanto estar naquele mesmo vagão, muitos passageiros começaram a se incomodar com a presença do passageiro frequente que sempre descia na estação final, comprava novo bilhete e entrava no mesmo vagão. Alguns transeuntes do trem questionavam, outros criticavam a atitude daquele viajante, mas ele não dava explicações.
O tempo foi passando e aquele passageiro já não estava gostando de viajar naquele vagão, aliás não queria mais viajar naquele trem e decidiu seguir sua viagem usando um outro meio de transporte.
Na verdade, o passageiro tinha um segredo, mas ninguém nunca soube. Certo dia, levantou-se do lugar habitual que costumava viajar, pegou a sua maleta e o jornal e saiu sem olhar para trás. Voltou pra casa e passou a usar outro meio de transporte.