No voo de um colibri
🦋Hoje eu tive uma visão... daquelas pequenas, frágeis e fugidias. Abriu-se a janela e num voo de colibri lá se foi ela para seus pousos em outros lugares...
... pensei ser algo que me foi dito ou explicado em algum momento, mas eis que de relance vi minhas mãos entregando coragens e recolhendo outras tantas que não pude contar. E o que na verdade me soou inusitado foram as cores e sons de cada oferta doada ou recebida. Não eram todos num mesmo tom, seja pelo som que emitiam ou pela cor que exuberavam. Pelo movimento que encenavam, chamei de dança e cada cor ou som doado, imprimia-se tons diferentes aos corpos como um todo. E aí sim, mais que uma dança porque foi aí que vi que as cores e sons vibravam em apenas velocidades diferentes, dando-lhes nuances diversas e de matizes e tons, inexplicáveis. Alucinada, talvez, me permiti e sem me explicar...
🦋E foi assim que deixei brincar meus dedos, nesse agora, de escrever coisas reais e parti daquele lugar que visava a cerca que os tolhiam. Vi que estamos todos a dançar entre entregas e recolhimento. E não há como fugir dessa dança, não há como dizer que não aprendemos os passos, pois, a todo momento estamos a doar e receber... estamos a dançar!
... e por incrível que pareça, nem sempre sabemos mesmo, é acolher o que nos doam porque não nos reconhecemos ali, de tão distantes que, muitas vezes, permanecemos de nós.
🦋Doar, realmente é uma arte. Entrega-se o que não nos pertence a quem é de direito, na precisa medida de não deixar que levem o que é realmente nosso. Mas, receber é para mim, a maestria que nos cabe, pois, estamos ali, naquilo que nos doam e reconhecer a nós mesmos, é um passo gigante, antes, dentro de nós. Sem isso, não receberemos o que nos pertence e ainda acreditaremos que é do outro, o vazio que nos invade.
🦋Onde te encontras naquilo que recebe e o que doas, é realmente, apenas do outro?
🦋E é nisso que sempre acaba essas asas de colibri; uma visão fugidia da poesia que me habita num poema mal escrito ou apenas um passar inspirador por mim. Mas tudo, através de uma janela que mal se abriu, já se fechou!
🌹Kátia de Souza - 08/09/2021___✍