GUARDE O SEU CORAÇÃO
Nos primeiros versículos de Provérbios vemos o claro propósito pelo qual foi escrito: fornecer conselhos práticos de sabedoria aos jovens (Pv 1:1-7). Todos nós almejamos a sabedoria. Porém, quem a almeja deve estar pronto a pagar o preço (Pv 4:7). Ela é a soma do conhecimento com as experiências.
Durante a juventude, nem sempre é fácil compreender que as circunstâncias da vida, boas ou ruins, nos servem para experiência, lapidação e crescimento. Tudo reconfigura quando somos confrontados.
Há na Bíblia vários alertas sobre os intentos do coração. O profeta Jeremias, por exemplo, adverte que enganoso e perverso é o coração, mais do que todas as coisas (Jr 17:9). Sejamos vigilantes e, como o salmista, mantenhamos guardada a Palavra de Deus em nosso coração (Sl 119:11).
James Smith inicia o capítulo 1 do livro "Você é aquilo que ama" com a pergunta: "O que você quer?". Essa é a base de tudo em nossas vidas. O que nos move? Qual é nosso propósito? O que queremos? Perguntas que pulsam em nossos corações todos os dias, cujas respostas se tornam claras quando baseadas na Palavra de Deus e na certeza da identidade que Ele formou em nós.
Em Provérbios 4:23 está escrito: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." [ARA] Na versão NTLH encontraremos "Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos."
Somos aconselhados a guardar nosso coração com diligência e sabedoria. Se somos dirigidos por nossos pensamentos e do coração procede a vida, que sejam cheios de Deus. Que o relacionamento com o Pai não seja última instância, mas sim premissa. Ore ao Pai e mergulhe nas Escrituras. A Bíblia Sagrada é a Palavra Viva e eficaz de Deus.
Seja qual for a circunstância que hoje você vive, jamais perca de vista seu propósito e seu relacionamento com o Pai. Tudo quanto almejamos e buscamos nessa vida, só fará sentido e teremos satisfação se construído na presença de Deus.
[escrito: 12-08-2021]