Escravidão, escravização, escravatura -crassa visão

No dicionário, abolição significa "total extinção", mas, e também, no mesmo dicionário, lemos: "direito atribuído a um soberano de perdoar condenados". Ora, se soubermos compreender o significado das coisas, das expressões, das questões e das emoções, atribuiremos a nós e a muitos outros todas as situações que passamos, temos passado e que, possivelmente passaremos.

Escravatura, segundo o dicionário, é 'comércio de escravos', então, reflitamos: escravo não é escravizado. Segundo esse entendimento, a abolição da escravatura é apenas um processo legal, dentro de um contexto ilegal para legalizar o que já era legal.

Ninguém é/era/foi escravo, exceto das ambições ou da própria consciência. Ser escravo é (seria) ter desejo para tal. Ser escravizado quer dizer ser forçado a isso.

“Ser escravo significa sofrer maus-tratos e suportá-los; ser obrigado a aceitar injustiças sob ameaça de violência.” — Eurípedes, dramaturgo grego do quinto século AEC.

O que quer dizer ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA? Igual a cultura de cada povo, a abolição foi lição para uns, curtição para outros, destruição para muitos (grande maioria) e ascensão para tantos outros.

Abolição é um desejo derivado do medo, do sofrimento, do desgaste e da desestrutura da cultura de nós povos humanos, com pele diferente, que apelidaram de negros e assim o somos, HUMANOS. (Eles não sabem de nada; nossa cultura é vida pura, sem querer se sobrepor, nem interpor, apenas queremos continuar a ser, vencer, avançar, perseverar).

Bênçãos que recebemos: não somos escravos do medo, do desejo irracional, nem da espiritualidade inventiva.-Joca Vitorino