UM CONVITE AO DESCANSO, NO DESERTO

"Os apóstolos voltaram à presença de Jesus e lhe relataram tudo o que tinham feito e ensinado. E ele lhes disse: — Venham repousar um pouco, à parte, num lugar deserto. Isto porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem muitos os que iam e vinham. Então foram de barco para um lugar deserto, à parte." [ Marcos 6:30-32 NAA ]

Sempre que entramos em momentos de adversidades e provações, nossa referência é o deserto: um lugar de desafios, de sequidão, muitas vezes solitário e em alguns momentos desesperador. Mas algo me chama atenção: neste texto de Marcos 6, Jesus chama os discípulos a se retirarem juntos para um lugar deserto a priori por três motivos específicos.

O primeiro é para reconectar cada um com o tempo. Encontrar tempo é fundamental para refletir e reordenar pensamentos, sonhos e objetivos, realinhar-se com o propósito, conectar-se com Deus. Encontrar tempo para dedicar-se à preparação através da oração e do estudo da Palavra de Deus, é sentir-nos mais próximos de Deus e do real propósito da vida, o que faz tudo ter sentido e valer a pena. Desacelerar e planejar para avançar, nem sempre é atingir rapidez, mas uma caminhada com atitudes e decisões mais assertivas.

O segundo motivo é para se alimentar. Todos nós em algum momento da vida reclamamos não ter todo o tempo necessário para desenvolver tudo que gostaríamos nas 24 horas do dia, mas reencontrar o tempo e reconectar com Deus nos leva a entender que somente com uma boa alimentação é que conseguimos os nutrientes necessários para uma caminhada com resistência suficiente para absorver os impactos da jornada. E quando nos reconectamos com o Pai, reconhecemos que não há um dia extremamente bom se não nos alimentarmos primeiramente da Palavra de Deus. Cultive o devocional diário estudando a Bíblia. Como alguns dizem, a Bíblia é nosso manual do fabricante. Ela nos conecta com tudo que precisamos saber para lidar com as dificuldades e desafios da vida ministerial, pessoal, matrimonial, interpessoal, familiar. Ela é a bússola para todas as esferas da vida e principalmente é nosso norte para nosso endereço celestial.

O terceiro motivo posso ver em Marcos 6 é que Jesus está nos mostrando que, além de ser um lugar de teste e preparo, o deserto é também lugar de repouso. Jesus Cristo chamou os discípulos a tirarem tempo para repouso. Cristo nos mostra aqui mais do que simplesmente um descanso físico. Somos convocados ao descanso como dependência total e integral, no dia bom e no dia mau.

Quando Jesus lança esse convite em Marcos 6, ele vai juntamente com os discípulos para o lugar deserto. Entenda que descansar em Deus e viver em dependência total, é compreender que mesmo o deserto vale a pena quando se está caminhando com Cristo. O deserto é escola para aprendermos a descansar e confiar em Deus e nos Seus processos para nossas vidas.

"Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." [Filipenses 4:6-7 NAA]

[escrito: 03-09-2020]

Altillierme Carlo
Enviado por Altillierme Carlo em 03/09/2020
Código do texto: T7053990
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.