Explicação o que é a maiêutica de Sócrates e o seu método dialético.

Grécia, Sócrates IV a.C.

Degeneração da democracia grega, decadência da civilização helênica, relativismo moral.

O método filosófico de Sócrates, necessário conhecer para poder refletir, a democracia fundamenta-se no princípio isonômico, a igualdade entre os cidadãos.

A opinião produto da ideologia polimatheica, não era científica, necessário o desenvolvimento da episteme, o logos precisa representar a verdade em si.

Deste modo, por meio da apresentação da tese oposta, a antítese.

Os sofistas eram demagógicos políticos, diziam ter o saber universal, Sócrates, procurou mostrar que os discursos dos sofistas eram ilusões, o convencimento produto da emoção e da imaginação e não da compreensão da realidade.

Sócrates criou, portanto, o seu método fundamentado na maiêutica, entendida como figuração de linguagem, por meio da ironia provocativa, no recurso da dialética.

Deste modo, um raciocínio em discussão, Sócrates delimitava o conceito, a etimologização, epistemologizando o referido, contradizendo ou refutando, desfazendo as ilusões.

Com efeito, provocando a irrupção da aporia, criando um impasse epistêmico, fugindo da lógica polimatheica, abandonando os pré conceitos, relativizando as opiniões, fazendo nascer pela contradição o conhecimento científico da realidade.

Portanto, ao deixar o estado aporético, a pessoa refletia a verdade como representação fenomenológica.

Tal procedimento ficou conhecido como maiêutica epistêmica, para Sócrates, o importante é a verificação das contradições produzidas pelas proposições.

Com efeito, um determinado juízo só poderá ser verdadeiro, quando as premissas não forem contraditórias.

Deste modo, na utilização da maiêutica, por meio do método dialético, na superação dos antagonismos, Sócrates criou sua epistemologia científica, no uso da análise fenomenológica, para poder compreender a realidade política.

Por ser gênio e formular o método maiêutico, foi condenado pelos políticos da sua época a morte.

Entretanto, eternizado na literatura de Platão.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 03/08/2020
Reeditado em 03/08/2020
Código do texto: T7025434
Classificação de conteúdo: seguro