Octogésimo quinto dia.

"A quarentena de um poeta"

Octogésimo quinto dia:

A arquitetura do palácio do planalto me passara uma imagem de uma garrafa do mais requintado whisky entre um prato emborcado e outro à espera do fino carpaccio servido aos nobres senhores.

O prato da esquerda literalmente pertence a classe pobre que não consegue acesso pela mesma rampa dos colarinhos brancos que se fartam da destilada água da vida e das trutas temperadas de açafrão.

E o manifesto do início da manhã realizado pelo pichador desconhecido fora derramar uma gota gigante de corante vermelho sobre a íngreme passarela a simbolizar a liberdade.

Mas fora fácil remover o recado inocivo da mesma forma que a prisão do manifestante que cometera um crime tão minúsculo quanto o envolvimento dos frequentadores do Paço Imperial.

Na fase de cogitação do crime, o homem descontente com as ações do planalto tivera a ideia de protestar contra o sistema que oprime os necessitados. A fase da preparação levara o indivíduo a buscar um latão de tinta moral para dar partida ao processo.

A fase de execução fora quando ele jogara com coragem o líquido cor de sangue no local determinado.

A fase da consumação dera ao cidadão a visão da prática ao ver sua luta ser esparramada pelo piso e paredes do caminho da soberba e o resultado alcançado fora os olhares estremecidos dos vitrores do castelo.

Em suma, a última fase, o exaurimento fora a relação das suas ações e as circunstâncias que determinaram o tamanho de sua pena.

Aquele manifesto individual representara milhões de brasileiros descontentes com os poderosos residentes da casa grande que fora projetada em um lugar plano e alto.

O palácio

Entre ruas paralelas

No Palácio da Alvorada

Há dois pratos entre elas

E entre eles, a destilada

Onde se serve o da direita

As ovas do esturjão

E o emborcado da esquerda

Não recebe nenhum grão

E um vândalo picha a mesa

Antes da hora do almoço

É o escândalo para a nobreza

Que motiva o alvoroço

É a forma de um manifesto

Pela tijela vazia

O seu único gesto

Em prol da democracia

Ed Ramos
Enviado por Ed Ramos em 08/06/2020
Reeditado em 08/06/2020
Código do texto: T6971632
Classificação de conteúdo: seguro