O ISOLAMENTO SOCIAL NÃO É NOVIDADE

O mundo tem sido assolado pelo Coronavírus, um mal invisível que coloca em xeque mais uma vez o quão frágil é organismo do ser humano e o quanto a vida é breve, como um simples risco no universo. Da noite para o dia, multidões de pessoas repletas de sonhos, objetivos, compromissos, projetos de vida e de repente a vida se perdeu. Famílias por todo o mundo que hoje trocaram sorrisos por lágrimas provocadas pela dor de pessoas amadas terem suas vidas interrompidas.

Hoje, acordei pensando sobre estes dias de incertezas, de isolamento social em quarentena e ao levantar, me ocorreu que o isolamento social não é novidade. Em dias caóticos "normais", você ja percebeu quantas pessoas estão no meio da multidão mas sentem-se vazias? Quantas pessoas estão juntas, mas apegadas à overdose de tecnologia não interagem umas com as outras? Ou pior... quantas famílias estão em casa juntas, mas ausentes...

Não estamos vivendo simplesmente um momento de isolamento, mas de separação com Deus. É hora de lembrar do Pai que nunca te abandonou mesmo quando você esteve surdo, cego, insensível à voz e à presença dEle. É também momento de resgatar tempo de qualidade: relacionando-se com sua família, relacionando-se com seus pais e irmãos... relacionar-se é muito mais que estar junto, é participar da vida. É hora de refletir sobre o perdão não liberado por conta de um medíocre orgulho, é hora de demonstrar a importância enquanto é tempo.

É hora de buscar a Deus com mais profundidade em suas orações e no estudo das Escrituras. Já pensou que talvez hoje você ainda não vive certas Promessas de Deus por falta de atitude e preparação? Em frente ao Mar Vermelho, a ordem de Deus para o povo foi "Marchem!" (Êxodo 14:9-16). Mesmo que tudo parecia conspirar para dar errado, a Palavra, a Promessa foi lançada! Bastava mover-se, marchar, tomar atitude. Use esses dias pra uma autoanálise: como você tem sido para sua família? Como tem sido para seus amigos? Você tem feito a diferença? Já imaginou que fazer a diferença é agir diferente? E como têm sido suas atitudes? Você tem exercido com seus talentos ou os tem enterrado? O que falta ser feito por você pra alinhar seus passos ao propósito e caminhar em direção ao "viver a promessa"?

É hora de entender que você não precisa de 30 horas em seu dia ao invés de 24 horas, mas o que precisa é utilizar seu tempo com mais qualidade canalizando seus esforços e dedicação naquilo que é prioridade e dando a devida importância a quem tanto te ama, pois a vida é breve e o tempo passa. Desta Terra nada levamos, e o que deixamos de mais precioso não são bens materiais, mas lembranças, relacionamentos, ensinamentos, legado, as marcas de uma vida fazendo a diferença em outras vidas. Como você quer ser lembrando quando chegar seu último suspiro?

Neste momento crítico no Brasil e no mundo, a sociedade se polariza. De um lado, a defesa de que devemos continuar com nossas rotinas normalmente (como se nada tivesse acontecendo) e de fato precisa continuar "girando a máquina", mas a cautela é necessária e sem saúde nada flui. Do outro lado, pessoas mais conscientes entendem a seriedade do momento e fazem o possível para sair de casa apenas para questões de urgência, resguardando assim suas vidas e sua família. Situações como as que temos vivido despertam no ser humano desde os sentimentos mais nobres até a mais vergonhosa natureza caída herdada desde o Éden, com atitudes desprezíveis. Alguns tentam espiritualizar e dizem que enquanto alguns usam máscaras, eles usam a fé. É louvável que em uma situação tão caótica você permaneça com sua fé inabalável, firmada e fundamentada em Deus, o Autor da Vida. Além do mais, exercer a fé é uma atitude pautada na racionalidade. Ter fé é crer, e crer é pensar. Meu amigo Wallices Garcia um dia disse que "A fé não te imuniza, te responsabiliza". Tome atitudes responsáveis e não haja como um tolo ignorante. Quando no deserto o diabo tenta o próprio Jesus o convidando para pular de certa altura e se ele fosse mesmo o filho de Deus, os anjos o seguraria e nenhum mal o seguiria. A resposta de Jesus, citando as Escrituras, foi direta e objetiva dizendo que não devemos tentar ao Senhor nosso Deus (Mateus 4:1-7).

Pouco antes de sua morte, o Pastor Billy Graham escreve um artigo publicado pelo jornal BG Daily News e nele diz “Se formos ignorantes da Palavra de Deus, seremos sempre ignorantes da vontade de Deus”. Ele ressalta a importância de meditar nas Escrituras para viver com sabedoria, aplicando-a em nossas vidas. Ao partir para a conclusão do artigo ele diz: “Peça a Deus para te ajudar enquanto você lê — não apenas para entender o que está acontecendo em uma determinada passagem, mas para perceber o que isso significa em sua vida hoje." Busque, medite, aplique em sua vida! Sobretudo, lembre-se do que Paulo escreveu em sua Carta aos Romanos:

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai." (Romanos 8:14-15 ARA)

Ore e peça a Deus para clarear sua mente em meio à tempestade. Você não recebeu um espírito de escravidão para viver atemorizado, tomado de medo, desespero, ansiedade e nem muito menos pelo desejo do suicídio. Com Cristo, hoje você é nova criatura, verdadeiramente livre! Você recebeu um Espírito de Adoção e é um filho querido e amado por Deus! Por mais que a matéria pereça, somos viajantes com destino celestial. O tempo passa e essa vida aqui na Terra é um sopro. O fim por aqui é apenas o começo na eternidade! O controle da vida e da morte está nas mãos do Autor e Consumador da nossa Fé. Permaneça firme e constante, caminhando com alegria, viva, ame e transborde a Palavra de Vida, Salvação e Esperança! Amém!

[Escrito: 30/03/2020]

Altillierme Carlo
Enviado por Altillierme Carlo em 30/03/2020
Reeditado em 07/04/2020
Código do texto: T6901304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.