Educação como forma de emancipação

Educação ambiental e sustentabilidade

Gildo Alves Bezerra *

Quem quiser transformar uma nação.

Somente investindo em educação.

O modelo de educação não dá pra ser

Aquele que favorece a exploração do homem pelo homem.

Nem tão pouco que tem como base a degradação ambiental.

Então, felicito meu caro colega que traz

A preocupação da educação ambiental

Para uma escola de ensino fundamental.

Com sua pesquisa- ação- reflexão-ação.

Numa relação dialógica com sua realidade

Num frutífero diálogo pra formar uma nova sociedade.

A preservação do meio ambiente e

a construção de uma nova ética ambiental.

Agora é preocupação dos docentes e discentes.

Usando como metodologia: o Teatro, a música e a poesia etc.

Se construirão novos dias.

Se escrevo este texto

É pra louvar sua pesquisa participante.

Sabendo que seus educandos de agora por diante.

Serão sujeitos emancipados e engajados na preservação ambiental.

E participantes de um novo modelo de educação e sociedade.

Parabenizo a sua preocupação com a Comunidade e por ser propositor de um novo modelo de sociedade.

Em a Escola, o Rio e a Lixeira: Racionalidade Comunicativa e a Visão Ambiental.

Sua prática educativa é emancipadora,

transformadora e libertadora.

Com os temas geradores: Escola, Rio e Lixeira.

Gerará uma nova racionalidade e nova visão ambiental.

Sua comunidade viverá dias de educação ambiental e sustentabilidade.

* Professor de história das redes Estadual (Em Nossa Senhora do Socorro) e Municipal de Laranjeiras - Sergipe (Uma homenagem ao Professor Uilson Meneses Hora e seu trabalho de Mestrado- UFS)

Retirante
Enviado por Retirante em 17/03/2020
Reeditado em 17/03/2020
Código do texto: T6890052
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