Educação como forma de emancipação
Educação ambiental e sustentabilidade
Gildo Alves Bezerra *
Quem quiser transformar uma nação.
Somente investindo em educação.
O modelo de educação não dá pra ser
Aquele que favorece a exploração do homem pelo homem.
Nem tão pouco que tem como base a degradação ambiental.
Então, felicito meu caro colega que traz
A preocupação da educação ambiental
Para uma escola de ensino fundamental.
Com sua pesquisa- ação- reflexão-ação.
Numa relação dialógica com sua realidade
Num frutífero diálogo pra formar uma nova sociedade.
A preservação do meio ambiente e
a construção de uma nova ética ambiental.
Agora é preocupação dos docentes e discentes.
Usando como metodologia: o Teatro, a música e a poesia etc.
Se construirão novos dias.
Se escrevo este texto
É pra louvar sua pesquisa participante.
Sabendo que seus educandos de agora por diante.
Serão sujeitos emancipados e engajados na preservação ambiental.
E participantes de um novo modelo de educação e sociedade.
Parabenizo a sua preocupação com a Comunidade e por ser propositor de um novo modelo de sociedade.
Em a Escola, o Rio e a Lixeira: Racionalidade Comunicativa e a Visão Ambiental.
Sua prática educativa é emancipadora,
transformadora e libertadora.
Com os temas geradores: Escola, Rio e Lixeira.
Gerará uma nova racionalidade e nova visão ambiental.
Sua comunidade viverá dias de educação ambiental e sustentabilidade.
* Professor de história das redes Estadual (Em Nossa Senhora do Socorro) e Municipal de Laranjeiras - Sergipe (Uma homenagem ao Professor Uilson Meneses Hora e seu trabalho de Mestrado- UFS)