TUDO É MUTÁVEL
                      TUDO NA VIDA É MUTÁVEL
Mudanças.
Simples, complexas ou as duas coisas juntas, mas onde nossos olhos alcançam, vemos mudanças. Seja na semente lançada à terra e germinada, na vila onde moro, na rua que pouco a pouco se transforma numa cidade ou a ilha que se cansa da solidão e, devagarinho vai se encostando em outras ilhas até transformar-se num arquipélago.
Só que a vaidade, às vezes nos trava com amarras invisíveis sem passar por nossas cabeças que o tempo não para. As estações mudam, a criança cresce, e se transforma em adulto, nós envelhecemos e, logo vemos nossos jovens nos dando lições de como encarar a tecnologia, lidar com aparelhos. Momento em que eles sabem mais que nós e, nos pegam pelas mãos. As sementes atiradas à terra se fazem grãos que abastecem nossas mesas.  As mães se incorporam à guia   que existe em seu interior. É hora de ensinar o filho a voar. Ela substitui o penhasco por palavras e, as mais sábias suavizam o empurrão porque elas querem que seu filho volte enfrente o mundo, mas não afaste de seu coração. Coração que estará sempre perto dele, onde quer que ele vá.
Pouco a pouco, como os móveis da casa tudo vai mudando de lugar, é uma roda gigante, alegre e perigosa. Perdas e ganhos vão alternando. Um ente querido que morre, um grande amor que se vai, um filho que alça seu próprio voo agora, buscando seus próprios sonhos.
Um ano que termina, outro se inicia. Sentimentos mudam, intenções,
idem.
O sucesso vem e vai. Problemas também. A Perda do sucesso nos entristece, quando surgem problemas nos sentimos impotentes. Logo chega a senhora alegria em coisas simples como um abraço de um ente querido.
Outro dia vi no curriculum lates, o da minha amiga, comadre e uma irmã que a vida me deu. Surpreendi com tudo que ele viveu no tempo que estivemos separadas. Éramos fênix renascidas de uma amizade abençoada.
Não se engane, amigos também mudam e, mudam tanto que deixam de ser amigos.
Foi um lindo reencontro. Assim à distância, mas foi um encontro de verdade.
Mudança! Eis aí nosso alerta constante, nosso bip inconsciente a dizer:
-Viva o momento, ame, sinta, chore, mude. Que seja para o melhor.
Nada acontece por acaso, a vida é cíclica. Ninguém passa pelas nossas vidas sem deixar um pouco de si ou levar um pouco de nós. A frase não é minha, apenas me aproprio dela nesse momento.
AH! Se a vida é mutável, mudemos para melhor. Abrace o agora. principalmente, ame-se porque quem não tem amor próprio, como poderá amar o próximo? Nesse momento que a guerra nos sonda uma vez mais, que tal mudarmos para cultivar paz dos dois lados.
Falando em mudança, tantas coisas mudaram, tantas transformações aconteceram, tantos benefícios, sucessos e glórias o homem alcançou, mas algo nele permaneceu primitivo. A humanização são dosada em gotas mínimas aos homens.