Escola, um barco que também ajuda a construir sonhos
Quando vocês chegaram aqui, logo percebemos que traziam na memória: traços, jeitos, costumes e vivências de suas histórias. Daí, então, lançamos o desafio de juntos iniciarmos a construção de um "barco de sonhos". E começamos a navegar.
Como todo início, foi muito difícil, pois alguns de vocês jamais tinham entrado num barco ou sequer navegado em alto mar. Porém, a cada milha alcançada, a cada onda ultrapassada, percebíamos que, em cada olhar de contemplação, o medo estava sendo vencido pelo desejo, disposição e pela garra de quase todos os tripulantes da embarcação. Contudo, sabe-se que uma travessia é sempre desafiadora, e por mais que vários de vocês tivessem lutado valentemente contra as adversidades que surgiam, alguns não conseguiram atravessar com êxito as águas nervosas do mar, e tiveram, por intercorrência de diversos fatores, que interromper, por enquanto, seus sonhos.
Felizmente aqui estão vocês, os que persistiram na travessia, jovens e adultos, guerreiros de uma Nação “em desenvolvimento”, embora, muito desigual, e que ainda carrega consigo as infinitas marcas de um passado vergonhoso, em especial, no que diz respeito ao racismo e ao preconceito, em todos os aspectos, que ainda insistem em perdurar nos dias de hoje. Essa realidade é um fator que só aumenta os motivos para felicitá-los, adicionada à perseverança diante do cansaço e dos ferimentos sofridos durante a longa travessia.
E vocês se mantiveram firmes, valentes e, agora, mais que nunca, ansiosos para o enfretamento de uma nova jornada. E, assim, seguirão navegando atentamente, sempre com o olhar vivo e aceso, a fim de aproveitar as ondas que possam levá-los a um porto mais seguro, que lhes ofereça condições de atracar seus barquinhos e ao mesmo tempo, dar continuidade à realização de novos sonhos.
Nesse sentido, Toda Comunidade Escolar, parabeniza a cada um dos velejadores dessa embarcação, pela entrega e coragem, para que alcançássemos essa valiosa conquista.