DALTÔNICOS POR OPÇÃO

Você já imaginou o quão difícil é para uma pessoa daltônica lidar com as coisas do dia a dia? Querer enxergar o mundo em sua totalidade, com suas cores naturais e e não conseguir por uma limitação em sua visão? Pesquisas mostram que existem quatro tipos de daltonismo (protanopia, deuteranopia, tritanopia e visão acromática) e que os quatro interferem de formas bem similares a paleta de cores que o indivíduo enxerga. A mais rara delas é a visão acromática, onde a pessoa enxerga o mundo cinza. O mais comum é deuteranopia, onde sua forma de ver o mundo é afetada principalmente nas cores verde, vermelho e amarelo. Em resumo todos eles de diferentes formas interferem na maneira que o indivíduo enxerga o mundo.

Outro dia vi um vídeo emocionante que mostrava pessoas daltônicas recebendo um óculos especial que auxilia-os a enxergar o mundo como ele é, em suas cores reais. É comovente a emoção que cada um expressa. Alguns choram e outros ficam extasiados e dizendo "é assim que o mundo é? Meu Deus como é lindo!" Isso me fez pensar nas Inúmeras pessoas que enxergam o mundo como ele é, sem limitações físicas, tendo a oportunidade de ver o mundo em suas plenas cores. Mas ao contrário disso, tornam-se insensíveis a tudo e a todos à sua volta e conseguem ver apenas escuridão e dias cinzas. São pessoas paralisadas pelas dificuldades do cotidiano, tomadas de uma insatisfação tamanha que perde a chance de apreciar oportunidades florescendo à sua volta e tornam-se daltônicos por opção. Há todo um universo de oportunidades, de cores, de vida e deixam de viver, param no tempo, estacionam nos dias cinzas da vida e apegam-se às suas dores. As dores não devem ser domesticadas, mas vencidas.

Daltonismo por opção é saber que você tem potencial, mas vive reclamando diante das dificuldades; é ter dons e talentos mas nada fazer de bom com eles, enterrando grandes oportunidades; é ter os tons certos, mas não se dar por satisfeito; é levar uma vida rasa e com ausência de profundidade no pensar e no enxergar, vendo apenas a olho nu e negligenciando a essência; daltonismo por opção é acostumar-se com dias cinzas e apegar-se ao vitimismo e com a presença do medo acreditar na mentira de que é incapaz de vencer as fases ruins. Acredite na força e no poder do Criador. "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (II Corintios 12:9-10)

Entenda a importância de enxergar a essência, ver a beleza das cores e experimentar a sensibilidade da vida nos detalhes. O que é uma limitação física pra alguns, é pura ingratidão para outros. Você pode sentir o mundo a sua volta como ele é de fato, portanto, jamais se apegue aos dias cinzas. Eles vêm e vão para te moldar e não para te aprisionar. Seja livre e jamais limite sua visão.

[escrito: 10/11/2019]

Altillierme Carlo
Enviado por Altillierme Carlo em 10/11/2019
Reeditado em 11/11/2019
Código do texto: T6791723
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.