RESPIRE

Imagine que você está atravessando uma piscina. Imagine também que durante essa travessia, você dá braçadas freneticamente e se esquece, ou opta por colocar a cabeça para fora da água o mínimo possível. Dentro de poucos instantes, você sentirá seu corpo fadigado, pesado, o cansaço vai bater mais rapidamente e seu organismo começará a sentir as consequências da pouca oxigenação. Além disso, pense que você está dando braçadas e não tem nenhum óculos para que você mantenha os olhos abertos com tranquilidade. Você está nadando para frente mas não sabe onde vai chegar. Dá agonia só de pensar nisso, não é mesmo? E se eu te dissesse que por muitas vezes na vida agimos da mesma forma que esse nadador amador?

Quantas vezes nos pegamos a correr, agir, caminhar, decidir por conta própria, pelas nossas próprias forças nos esquecendo de entender o propósito. Esquecemos de respirar fundo e agimos de maneira obstinada. Prender a respiração pra acelerar a braçada, pode te levar mais longe por um curto período de tempo. O nadador experiente, dá suas braçadas em ritmo constante, respirando corretamente, poupando energia para uma explosão na reta final. Na vida, mais importa a constância e a consistência do que fazemos do que a velocidade que empregamos. Pare um pouco, respire. O nadador que dá braçadas freneticamente e não respira, nos ensina sobre pessoas que correm sem convidar Deus a fazer parte dos sonhos, dos projetos, da caminhada. Já explico a relação do nadador com essa atitude. A Bíblia nos diz em Gênesis 2:7 "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." O Fôlego de Vida é o próprio Deus se comunicando em nós. Já reparou que quando as dificuldades apertam temos a tendência de dizer "ah Deus, mas o Senhor não escuta minhas orações"? Deus é relacional e se comunica conosco mesmo quando nos apegamos com nossas limitações e debilidades a tal ponto que não enxergamos ou sentimos o cuidado de Deus. Ele é o próprio fôlego da Vida. A Vida emana do Pai. "O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida." (Jó 33:4)

Não seja imprudente. Abra os olhos. Respire fundo. Respire certo. Sincronia entre agir e respirar é fundamental. Agindo e respirando o fôlego da Vida, relacione-se com o Pai. Lembre-se de buscá-lo não somente quando as dificuldades aparecerem. Deus é relacional. Convide-o para caminhar contigo. Chame-o para abrir teus olhos para enxergar as coisas com clareza. Somos seres frágeis e essa vida se esvai rapidamente. Caminhe com constância e faça a caminhada valer a pena. Reflita sobre as marcas que você está adquirindo durante a trajetória e principalmente, quais marcas você tem deixado. Não tenha medo de reconhecer que não está bem ou que precisa de ajuda. Ninguém é forte o tempo todo. Entenda algo: somos ciscos no Universo querendo ser rochas inabaláveis, mas nos esquecemos que não somos a rocha, mas somos fundamentados na rocha verdadeira. Esteja atento à voz de Deus. Esteja atento ao Autor da Vida que nos soprou o fôlego de vida! Respire-O! Sinta-O! Respire-O! "Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna." (Isaías 26:4). "Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." (Salmos 91:2) "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha." (Mateus 7:24-25). Comece a "nadar" diferente. Comece a caminhar diferente. Respire e oxigene seu corpo com a presença da Vida! Caminhe com Deus e te garanto que o consumo de sua energia será muito menor do que quando você tenta por conta própria.

As dificuldades virão e nunca fomos enganados ou iludidos com isso. "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). As adversidades da vida nos moldam e nos revelam grandes milagres, oportunidades e intimidade com o Pai: "Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos." (Jó 42:5). Ele é o socorro e refúgio. Respire, se acalme e continue a lutar. Você jamais ficará desamparado.

"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?" (Mateus 6:25-27)

[escrito: 09/11/2019]

Altillierme Carlo
Enviado por Altillierme Carlo em 10/11/2019
Código do texto: T6791257
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.