ANO AMARELO

Poderia ser um dia qualquer do ano. Poderia ser um mês qualquer. Setembro é o mês, amarelo é a cor. Um sinal de atenção, alerta para um mal do século: suicídio. A escolha do mês a abordagem ao tema está ligada a um caso trágico ocorrido envolvendo um jovem rapaz. A iniciativa é trazer à tona um grito silencioso de desespero de homens e mulheres de todas as idades que passam por dores em seu interior e por vezes não conseguem verbalizar e pedir ajuda. Passam a sofrer sozinhas e a carregar muita coisa dentro de si, mas é necessário dividir a carga, dividir as dificuldades, problemas e angústias. Caminhar junto. Comecei a escrever quando refletia sobre a campanha e sua importância, como os dias passam depressa - apesar de não passarem tão depressa para pessoas que se encontram em estágio de depressão. Te convido a ler até o fim e que após a leitura, possa entender a importância de que enxergar alguém está muito além de simplesmente ver. Enxergue as pessoas à sua volta. Enxergue-se como vencedor. Suas dores, angústias e frustrações não te definem.

Entenda que o mês de setembro está acabando, mas não permita que a esperança se acabe! Jamais desista! Continue lutando! Lembre-se dos dias bons e que eles esperam seu regresso. Espere, aguente mais um pouco. Em meio à tempestade, não se esqueça do farol. Em meio ao vendaval, lembre-se do abrigo. Mar calmo não forja os melhores marinheiros. Em meio ao caos, há sempre um refúgio. Em meio a toda essa dor, há de haver fortalecimento e crescimento. Você não nasceu pra encerrar a vida nessa dor e frustração. Não foi com esse propósito que você nasceu. Olhe para o Alto e sinta o Amor do Criador por você nos detalhes. Eu sei o quanto dói. Sei como é sentir a impotência, o desânimo até mesmo para levantar, para comer, sem forças pra sorrir. Sei como é querer estar só e não conseguir por alguns momentos suportar a si mesmo. Uma dor que não passa. Vez ou outra um sorriso pálido e de tempos em tempos muitas lágrimas e uma raiva imensa, tentando entender o porquê de tudo isso e se culpando por tudo. Acredite, eu sei. Dias difíceis também bateram à minha porta e sentaram à mesa comigo por um período. Mas mesmo em meio a toda essa dor, tristeza e sofrimento, algo eu repetia sempre dentro de mim: Não nasci com essa tristeza e sei que é só por um momento. É só mais uma fase, só mais uns ciclo. E sendo assim, as fases passam e ciclos se fecham. Deus, me dê graça pra suportar o hoje pois sei que em tudo isso há um propósito no amanhã.

Lembre-se de que a vida se renova! As aves mudam as penas para alçar voos maiores e mais belos. As árvores trocam suas folhas para fortalecer, florescer e contemplar seus frutos. Não perca sua perspectiva sobre a vida! Mude de perspectiva e lembre-se: a vida se renova! E que a perspectiva seja sempre essa: você não está só! Olhe a sua volta e agradeça a Deus pelo presente da vida e de tantas amizades - aquelas amizades que você talvez conte nos dedos, aquelas pessoas preciosas que estão contigo nas situações difíceis e dizem "erga a cabeça, você vai superar, vai vencer. Estou contigo! Conte comigo!". Não perca a perspectiva das coisas boas da vida. Respire! Respire fundo! Enfrente a dor e os problemas! Lembre-se de quantas dificuldades você já enfrentou nessa vida, venceu e no fim tornou-se mais forte! A força não está em lutar só, mas lutar com as pessoas certas do seu lado e elas estão do seu lado. Abra os olhos e as veja estendendo as mãos para você!

Já imaginou que alguém precisa de uma palavra de ânimo, um ombro amigo? Percebeu que o mês de setembro tem 30 dias? Percebeu que você resistiu, persistiu durante esses dias? A esperança e a vida não acabaram. A Bíblia nos diz em Eclesiastes 9: 4 está escrito que: enquanto há vida, há esperança. Continue lutando, não se entregue. Enquanto você caminha, a cada passo você se torna um novo você. A cada passo, uma nova experiência sensorial e de vida. Somos moldados, transformados. Além disso, sua caminhada também promove marcas no caminho. Os dias passam em depressa e a vida é breve. Não permita que as dores te paralisem. Reinvente-se, mas jamais entregue-se. A vida é um sopro, mas enquanto fôlego houver, faça valer a pena. Faça a diferença e seja um agente de transformação nas vidas de outras pessoas. Quais marcas você tem deixado pelo caminho? Não fique pelo caminho. Deixe marcas, construa memórias, inspire, construa lealdades e legados. Você nasceu pra desfrutar da dádiva da vida e não da dor. Viva e expresse o amor. Que para sua vida não seja apenas o Setembro Amarelo, mas sim o Ano Amarelo. Lute todos os dias, abrace todos os dias, conte com amigos todos os dias. Sobretudo, renove suas esperanças e acredite que essa dor é momentânea e os desertos têm um fim. Você voltará a sorrir e agradecerá a Deus por suportar e vencer.

[escrito: 27/09/2019]

Altillierme Carlo
Enviado por Altillierme Carlo em 28/09/2019
Reeditado em 28/09/2019
Código do texto: T6755945
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.