O Poder do "Não"
Sabemos que o não é uma certeza que já temos em nossa vida e vivemos desgarrados a procura do sim.
Parando para pensar no sentido da palavra não, cheguei a conclusão de duas vertentes. A primeira é o lado negativo propriamente dito do significado do Advérbio de negação.
O não tão temido na entrevista de emprego, o não do pedido de casamento, o não do candidato não aprovado, dentre tantos “nãos” em outras situações consideradas frustrantes .
Mas, será que o não é realmente tão ruim assim? Será que não estamos com nosso ego acostumado as carícias e simpática do “sim"?
A segunda vertente seria o poder que o não tem de nos impulsionar a procurar segundas opções que até então não enxergávamos.
Comigo o "não" sempre teve um significado diferente. O "não" recebido diversas vezes, para mim sempre foram “sim". O sim de acreditar na minha capacidade de conquistar coisas novas, alcançar novos horizontes e alçar voos altos.
O não de um namorado, pode ser o sim para amor próprio.
O não dado na tentativa de emprego foi o sim para vida de concursos e aprovações.
A oportunidade de estudar e aprender mais, não só conteúdos novos , mas lições para a vida.
Os "nãos" dados pela vida a fora foram "o sim" que passei a observar como outras opções e oportunidades que a vida oferece.
Ficamos muitas vezes chorando as pitangas por um " não" e acabamos perdendo tantos outros “sim" que estão a nossa volta.
O não, não é um ponto final, mas sim um ponto de partida, de reconhecesse como alguém capaz de conquistar novos horizontes e nos renovarmos a cada instante.
A você que me negou algo, obrigada! Foi com seu não que tomei consciência de acreditar na minha capacidade.