NOSSO LINDO RANCHO
Ergui um pequeno rancho bem pertinho de uma ribeira; não quis luxo, nem beleza, mas conforto de espírito. Um rancho módico, somente com três cômodos, um espaço muito agradável. Só tem uma porta, a que fica no nosso quarto, mas ela só existe porque dentro dele, está guardada a chave da vida, a chave do amor.
O plano foi esboçado em forma de ondas límpidas. As entradas são frinchas, elas não têm portas nem janelas, tudo aberto.
No chão batido não tem móveis, mas elevações que servem de bancos, e os buracos, de armários.
No nosso quarto, os arranjos como a cama e outros, foram feitos com a elevação do barro. O vento é totalmente natural, entra por uma greta que fica entre uma palha e outra da coberta.
O nosso rancho é muito lindo!... Na cozinha, ficam um fogão artesanal, panelas, pratos, xícaras, colheres, facas e garfos de pau. A mesa é o próprio chão. O pote e os canecos foram feitos de barro.
A geladeira é uma cabaça, tanto dá sabor a água, como esfria bem, para isso, precisa ficar cravada no chão.
A sala tem um espaço amplo, os móveis são as mesmas elevações do chão, e os bens mais preciosos que estão acomodados dentro dela, é a paz e o amor.
Pelas portas o vento passa livre, os pássaros entram e saem sem medo, se alimentam com a gente e ainda cantam um canto de paz.
O nosso rancho é muito lindo! Está fincado num alto, cercado por um córrego, sem pedra, arame ou portão, aramado pelas mãos de Deus, onde os arquitetos foram seus próprios anjos.