'' HOMENAGEM AO MEU AMIGO RESPEITO ''

Conheci Respeito ainda criança.

Respeito foi-me apresentado logo em tenra idade, primeiro foi minha mãe que nos apresentou, logo depois meu pai , em seguida meus avós, minha famlia, meus amigos, e assim a coisa foi indo.

Respeito impunha respeito por onde quer que eu andasse junto com ele...impressionante o poder que Respeito tinha, eu ficava abobalhado ao ver como eu era respeitado quando Respeito estava junto comigo, com Respeito ao meu lado eu me sentia bem e notava que as outras pessoas tambem se sentiam bem...eu gostava e Respeito mais ainda.

Crescemos juntos, eu e Respeito só ali ohhh...carne e unha, unha e carne, amigos para sempre.

Nas poucas vezes que deixei Respeito de lado, só me ''lasquei'', isto eu sei bem e aprendi melhor ainda a dar valor a tamanha amizade, amizade alias que está durando minha vida toda, ainda bem...eu envelheço e Respeito envelhece comigo tambem.

. '' Vão morrer juntos '' me dizem e eu gosto disto.

As outras pessoas da mesma idade que eu, os chamados velhos, gostam demais, as pessoas de meia idade mais ou menos...dizem que eu e meu amigo Respeito somos uns velhos um tanto quanto ultrapassados, os jovens olham espantados quando me veem vindo na direção deles junto com meu amigo Respeito, alguns fogem, outros riem e muitos dizem que somos uns velhos '' gagás '', as crianças, bem as crianças são crianças e eu dou um desconto e vejo que ainda não foram apresentadas aos seus amigos de nome Respeito...que pena!! são os pais desta novissima geração que tambem não foram apresentados e nem sabem quem Respeito é....que lástima!!!

Eu amei viver...eu amei a minha vida...eu amei tudo que na vida passei...alegria, tristezas, dores,felicidade, bom humor, mau humor, pessoas de todo jeito...muitas eram e são ainda alegres de bem com a vida como Poliana..outras ranzinzas como Dons Casmurros da vida, mas eu amei tudo isto...valeu a pena chegar na idade que estou para olhar para tras e me sentir assim, feliz...que sentimento bom, que sentimento gostoso do ''dever cumprido''...sobrevivi a muitas tempestades da vida e sempre com Respeito ao meu lado, amigo é para estas coisas, nas horas boas e nas más tambem...amigão meu ficou sendo este sujeito chamado Respeito.

E eu olhando minha amada Campinas, por fotos, e lendo comentários e escutando pelo telefone noticias, fico triste ao ver Desrespeito, o irmão gêmeo do meu grande amigo Respeito fazendo aquela bagunça toda na minha linda Cidade..sujando, pichando, defecando e urinando em praça pública, jogando lixo e roupa suja pelos lindos monumentos de amigos de Campinas do passado...e Alegria, irmã gêmea da Tristeza numa tristeza que dá dó. Coitada!!

Eu e meu amigo Respeito nunca fizemos isto, jamais desrespeitamos nossa amada cidade de Campinas, nem outra qualquer, nem nada neste mundo, jamais roubariamos uma ''cabeça, um busto, uma espada...cacetada!!, para vender como ''sucata'' ''...que coisa mais ingrata não respeitar uma cidade...cidade são como pessoas, tem vida, cérebro, pulmão e coração...sentem, amam, respiram...coitada da minha linda cidade, coitadas das cidades do meu amado Brasil...coitadas das pessoas de boa vontade que tem que com isto tudo conviver...que pena!!!..que lástima!!! que não se tem mais a boa amiga das cidades a linda Autoridade.

Eu me lembro dela, da Autoridade, era amiga da casa do meu avós, da casa dos meus pais, da minha casa, das casas dos meus tios, dos meus amigos.

.Autoridade, mãe do Respeito...senhora fina e educada, criava seus dois filhos gêmeos, Respeito e Desrespeito na igualdade, mas qual o que!!!

Desrespeito deste pequeno já tinha '' sangue ruim'' como se dizia, desafiava a coitada da Autoridade e chacotava com o irmão lhe dizendo que ele era um bobão em escutar sua mãe Autoridade lhe dizendo aquelas ''baboseiras''...mas Respeito tinha respeito por si próprio e seguia seu caminho '' do bem '' e com o tempo a linda senhora Autoridade foi envelhecendo, ficou viuva do senhor Direito,que era irmão gêmeo do Dinheiro e ela e sua filha Justiça se viram em apuros ,começaram a comer o '' pão que o diabo amassou '' por serem boas, finas e educadas e seu tio Dinheiro, junto com o sobrinho Desrespeito, começou a perseguir Autoridade, Justiça e Respeito, ameaçando de morte se eles não saissem do caminho tentato barrar a ''onda do mau '' que começava a assolar o mundo.

Autoridade apoiada nos valores moraes eternos e imutáveis ainda tentou reagir, lutou bravamente mas foi perdendo as fôrças e hoje coitada, está internada em uma instituição que cuida de pessoas idosas...os famosos '' asilos de velhos '', ..Justiça ainda luta ajudada pelo irmão Respeito e pelas muitas e muitas pessoas ''de bem e do bem '', mas aos poucos estão perdendo as fôrças para Desrespeito e pior, para o tio Dinheiro....homem rico e poderoso que tem muita fôrça e poder....apoiado no antigo ditado qur diz '' quem tem o caixa tem a fôrça, o poder ''...ele, o danado Dinheiro vai ganhando terreno e se alastrando feito '' tiririca '' pelo mundo.

Porisso minha homenagem ao meu amigo Respeito...amigo que prezo e gosto muito...que ele viva comigo até o meu ultimo suspiro...depois, coitado, nem sei o que vai ser dele..decerto vão apedreja-lo...com certeza..jão estão quase quase, já estão proximo disto...deus me livre e guarde...que eu morra antes de ver meu amigo Respeito ter este triste fim....deus me livre!!!

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

$$$$$$$$$$$$$$$$$

$$$$$$$$$$

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 19/01/2019
Código do texto: T6554656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.