EDUCAÇÃO: CICATRIZES DA PERSEGUIÇÃO! ("O mal que fazemos não suscita tanto a perseguição e o ódio como as nossas boas qualidades." — François La Rochefoucauld)
Analisando a relação aluno e direção da escola, consigo ver um constante diálogo. Frequentemente há aluno na sala da diretora e na coordenação, mas o leque de temas a ser tratado ali é muito restrito. O pior são os líderes que gostam desses informantes, quando eles saem, professores são chamados. Quando os vejo naquele local, já me preocupo, pois certamente esta fazendo uma denúncia ou levando "bronca". O limite de um aluno limita os outros. E todos eles em função deles mesmos! Aqui cabe bem as palavras de Martha Medeiros: "Paixão é a força motora que justifica nossa existência, mas a perseguição desenfreada por esse privilégio nos torna dementes, viramos parasitas de uma obsessão." Quem tem dom, ensina. Quem não tem, aprova leis sobre o ensino.
Então no Facebook, eu disse que na sala sem professor, os alunos esperam em silêncio para fazer bagunça na presença dele. Zelam de sua imagem para o sistema, mas não cuidam da imagem para quem os avalia. Então um dos meus amigos virtuais retruca: — "Boa noite, professor Claudeci Andrade, o senhor me parece tão insatisfeito com a educação?!".
Depois de uma profunda e demorada reflexão, fui obrigado, pelas circunstâncias, concordar com ele, porém com uma ressalva. Disse-lhe que sim, realmente estou muito insatisfeito com essa "lambança", não com o ato de ensinar, não porque tem quem quer aprender, mas estou triste demais com o que fizeram da educação. Percebo no trabalho das coordenações mais perseguição que orientação útil aos professores. Mercenários criaram labirintos para garantir seus empregos que dificultaram o meu. São tantas leis e normas desnecessárias que não sobram tempo e espaço para se refletir nos conteúdos da vida (matriz curricular). Estuda-se para justificar a existência da escola, mas se existe só para ser filantrópica, qualquer outra entidade pode sê-lo. Depois disso, ele ainda insiste: — "Professor lembre-se de que para os que querem, o senhor faz a diferença; então aqueles que não querem, a vida ensina."
Será se a escola ensina para a vida ou se deve deixar que a vida ensine os que a escola não ensinou? Talvez sejam tantos os ensinados pela escola, que eles vão ensinar a vida ser cruel. O que dizer da ação geradora de suposta educação, quando leciono 15 aulas de Língua Portuguesa, podendo cumprir essa carga horária em três dias, sendo forçado a um quarto dia para planejamento na escola. Se eu leciono 15 aulas, certamente sou remunerado pelas 15 aulas, meu preparo, estudo e planejamento para estas aulas, faço bem na boa administração de meu tempo e equipamento tecnológico. Ser forçado a ir uma quarta tarde à escola para planejar, se posso fazer isso melhor em minha casa, ou em uma biblioteca, ou em um laboratório de informática com uma boa internet, é abuso.
Eu sou o insatisfeito com essa perseguição. Em meio a insatisfação de aluno e professores não há ensino e nem aprendizagem. Vance Havner aponta essa realidade, dizendo: "A popularidade tem matado mais profetas do que a perseguição". E um desconhecido me explica o fenômeno: "Se sentem incomodado com a tua presença, é porque conhecem o teu brilho, sabem da tua força, invejam o teu caráter temem que os outros vejam o quanto tu és melhor e tua alma és mais evoluída. O que vale mais não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação e a honestidade. Não é a roupa, é a atitude e o bom caráter! A ignorância deles lhes presenteia com a inveja, a mentira, etc."