AUTOAJUDA: SOU DEUS! ("Livros de AUTOAJUDA ajudam, principalmente, a quem os escreve!" — BARBOSA LAGOS)
O homem só pensa a partir do que já existe! O pensamento é o grito das coisas clamando por reconhecimento. Se fosse tão original assim, duas pessoas não pensariam igualmente a mesma ideia em pontos distantes do planeta. Se um mesmo evento acontece com duas pessoas, elas reagirão diferente. O homem não cria nada só copia da natureza que já é uma cópia do "mundo perfeito das ideias" (Platão)! É tudo o contrário do que os charlatões de autoajuda dizem que você é Deus! Algumas coisas já estão prontas e por estarem prontas, Deus nos motiva o pensamento, e esses fanáticos nos faz pensar que são nossos pensamento que criam as coisas. Também contradizem Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
E eu intertextualizo com João Cabral de Melo Neto: Tecendo a Manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.
E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
Veja que para formar meu conceito de pensamento vali-me dos conceitos dos outros, isso dispensa o que disse a serpente a Adão é Eva no Jardim do Éden: "E serão como Deus conhecedores do bem e do mal". Eu não sou Deus, os eventos naturais são nossas causas para viver.
Existem profetas e videntes porque os eventos já existem de alguma forma e em algum lugar, não que eles os façam com a força do pensamento. Senão todo ser humano saberia o futuro. Mas só se sabe do futuro quando ele se manifesta. Acho que René Descartes se equivocou no Seu pensar: "penso logo existo", o correto seria: Existo logo penso. A matéria é destruída para forma energia ou a energia se materializa, nada se forma do nada! Fora disso só Deus pode!