AS TRADICIONAIS FESTAS JUNINAS
Festas tradicionais do Brasil que ocorrem nos meses de junho, de todos os anos, com fogueiras e muitas comidas típicas, tendo herdado essas tradições, principalmente de Portugal, na época do Brasil Colônia. As danças vieram da França que deram origem à nossa quadrilha e os fogos tiveram origem da China. Os balões também são incluídos nessas festas mas, com muita restrição.
SANTO ANTONIO, é comemorado no dia 13 de junho, a festa é realizada sempre na véspera, com o levantamento do mastro , todo enfeitado com bandeirinhas, com a imagem do SANTO e, realizada normalmente em igrejas, com a bênção de pãezinhos, que são distribuídos aos fiéis durante todo o dia. Feita, também em colégios, empresas e até em sindicatos. Há uma simpatia ou crença na sociedade feminina, que para moças solteiras arrumar casamento ela precisa comer um desse pãozinho bento . É uma crença antiga e enraizada em nossa sociedade feminina e, essas moças acreditam piamente que essa simpatia funciona mesmo. Nessa festa armam-se barracas, onde há jogos, comidas típicas, como milho cozido, cuscuz, bolo de milho, broa, pamonha, curau, pipoca, pé-de-moleque, cocada, bom-bocado, arroz-doce, pinhão, vinho quente e quentão. Santo Antonio é muito comemorado no Sudeste, podendo ter fogueira para aquecer o povo do frio.
SÃO JOÃO BATISTA é comemorado em 24 de junho e a festa é realizada na véspera, muito tradicional entre nós, com as mesmas características de todas as festas juninas, com o levantamento do mastro, todo enfeitado, com bandeirinhas, com a imagem do SANTO, com todas as comidas e bebidas típicas acima, com a fogueira , quando é realizada num lugar adequado e meio afastado para segurança das pessoas para que ninguém se queime. No Sudeste e em outras regiões há o costume de passar nas brasas da fogueira com os pés descalços sem se queimar e, realmente não queima, pois eu já participei quando criança, em Louveira, onde morava, tendo atravessado pisando nas brasas, várias vezes e sentia somente um pequeno calorzinho na sola dos pés. É preciso ter fé e coragem para isso. São realizadas em igrejas, e lugares mencionados acima, com barracas, jogos e comidas e bebidas típicas.
SÃO PEDRO, que foi o primeiro Papa da Igreja Católica, é comemorado no dia 29 de junho, e a festa é sempre realizada na véspera, com o levantamento do mastro, totalmente enfeitado com bandeirinhas, com a imagem do SANTO, com as mesmas características das tradicionais festas juninas, em igrejas e os lugares mencionados acima, com barracas, jogos, com as mesmas comidas e bebidas típicas, podendo haver também fogueira para aquecer o povo do frio.
“No Nordeste do Brasil essas festas arrastam multidões, com turistas de vários estados.”