Retardar o Envelhecimento
Nascimento, crescimento, idade adulta, envelhecimento é um processo natural de todos os seres, e posteriormente... O fim, de todos os viventes e do ser humano.
Não se preocupar com a idade, com as rugas do rosto, que são como as ‘divisas’ concedidas aos soldados pelos bons serviços prestados à sociedade e com os cabelos brancos que são o ‘ laurel’ da vitória pelos longos anos vividos.
Não se preocupar, também, com o passado e com o futuro, procurar esquecer os fatos infelizes que aconteceram no decorrer da vida, não ficar remoendo as desavenças, as rixas, as derrotas que ficaram há muitos anos atrás.
Relembrar com prazer somente os bons momentos vividos, viver plenamente no presente, com serenidade alegria. Praticar o bem e ser uma pessoa dadivosa e cordial com seu semelhante; ser uma pessoa otimista, praticar os bons pensamentos, ser uma pessoa alegre, com vivacidade, ser cordial com as pessoas, tudo isso proporciona boa saúde e prolonga a existência.
O azedume, a inveja, a ira, o rancor, o remorso causam doenças , encurtando a vida e consequentemente a prematura morte.
Nem um ser humano escapa do envelhecimento, uns mais cedo outros mais tarde, dependendo de como se vive. A vista torna-se cansada, os membros enfraquecem, a memória começa a falhar, sente-se mais cansaço e indisposição, aumenta a impaciência, fica-se mais ranzinza. A velhice não é doença, é a última fase da vida que se deve enfrentar com coragem e resignação.
Com boa alimentação, exercícios físicos leves, como caminhada, hidroterapia, tomar líquidos várias vezes ao dia, ajudam o organismo tornar-se mais forte e resistente à enfermidades.
O que ajuda mais ainda é ter um objetivo na vida e praticar uma religião ou crer em Deus que fortalecem o corpo e enobrece a alma.
O hábito da leitura, com óculos adequados ajuda a manter o cérebro mais ativo, sadio e arejado, melhorando assim a memória e a concentração, ajudando a evitar o Alzheimer, doença terrível dos tempos modernos.
Segundo a lei da entropia, máquinas engraxadas e bem cuidadas tem uma durabilidade maior. O mesmo vale para o ser humano que se viver com tranquilidade e serenidade se usar a bebida alcóolica, usar com moderação, evitando os cigarros e outras drogas afins. Caso contrário está fadado a ter uma velhice sofrida e uma morte abreviada em alguns, ou muitos anos. O corpo humano, como as máquinas tem que estar em movimento ( e lubrificado) para não enferrujar ou oxidar, causando muitas doenças, algumas terríveis e fatais.
Em compensação adquire-se mais experiência, mais sabedoria, mais prudência, aprende-se a resolver situações com mais facilidade. O idoso ganhou alguns direitos de preferência determinados por lei, inclusive para pagar meia entrada em cinema, em teatros, em campos de futebol e ter preferência de atendimento em bancos e outras repartições.
Hoje em dia com o avanço da ciência médica que cuida com mais zelo e carinho do enfermo, com implantes e transplantes, novos medicamentos, o idoso está vivendo mais e melhor, podendo desfrutar os benefícios das tecnologias e conviver mais tempo com a família, recebendo os carinhos da esposa, dos filhos, dos netos ou dos bisnetos.
“ No livro CORPO SEM IDADE, MENTE SEM FRONTEIRAS,” do Médico Deepak Chopra,M.D., indiano, radicado nos Estados Unidos, página 120, é possível retardar a entropia (envelhecimento) usando o poder da consciência, que só os humanos possuem, que diz:
Você pode se concentrar em partes do corpo que estão expressando desconforto, simplesmente ao localizar sua consciência sobre uma fonte de dor, você pode fazer com que tenha início o tratamento, pois o corpo envia naturalmente energia de cura para onde a atenção for atraída.
Quando o sistema mente/corpo está ajustado para fazer frente a todas as necessidades, direta e espontaneamente, funcionando adequadamente, o condicionamento começa a dissolver os níveis celulares mais profundos, impedindo que o corpo envelheça.
É uma nova teoria, ou uma nova ciência?
Limeira, 20 de Outubro de 2015