Armação dos Búzios
Existe um lugar onde meu olhar perdido se encontra e todo o infortúnio se dilui em doces marolas cor de topázio...
Meu atento olhar bebe de tua beleza e nunca para de te desejar e de captar novos ângulos teus, a sede de ti é interminável.
Diante da tua imponente simplicidade, se é que isso existe, só me resta calar e admirar tudo aquilo que não possuo, mas que tu, tão caridosa, ofereces-me abundante e graciosamente.
Tuas encostas, teus relevos, teus animais que nadam, voam e caminham por tuas trilhas etéreas são o espelho do que tu és: perene e perfeita. E é assim que te quero ver para sempre, intocada em seus detalhes mais sutis, longe da cobiça que polui tua bela face e macula tuas areias finas e teu mar cor de água-marinha.
Tu és uma prova viva e pulsante de que Deus existe e usou as mais belas cores de sua paleta para decorar teu continente e conteúdo, para o deleite de quem te conhece, ama e jamais se afastará de ti, sabes porquê?
Porque possuis uma seiva vital que revitaliza e anima minhas forças, me azuleja por dentro e transborda matizes de verde por meio de cascatas de palavras que pronuncio embevecida e apaixonada por ti.
Nilza Freire - outubro 2015