ORGULHO DE SER BONFINOPOLITANO!
De SANTO ANTONIO DO ROÇADO,
Terra do homem esforçado!
Povoado de BONFIM DAS LAJES,
Distrito de FRÓIS um tempo depois,
E por muitos anos chamou BONFIM.
Em 1º de Março de 1963, já desmembrado de Unaí,
BONFINÓPOLIS DE MINAS passa oficialmente a existir!
E no vasto sertão do Noroeste Mineiro,
figuras ilustres de bravos guerreiros (...),
desafiaram os perigos do porvir, fazendo registrar na história,
áureos momentos de glórias...
Solo fértil, de um povo hospitaleiro!
Banhado pelas águas do ribeirão SANTO ANDRÉ,
povo humilde, caridoso e de muita fé!
Tem a linda Cachoeira da Fumaça, nos grandes cânions do ribeirão SANTA CRUZ, e logo abaixo, nos seus paredões de pedras podemos contemplar as enigmáticas e incríveis figuras rupestres, dignas de estudos científicos por parte de especialistas em arqueologia e geologia.
Temos ainda o ribeirão das ALMAS que nasce na região da CHAPADA, num pequeno curso d’água, o que se pode dizer um REGATO, uma linda corredeira e de lá, vem serpenteando as terras férteis do nosso Município, se tornando mais robusto a cada trecho, pois recebe as águas de diversos cursos d’água, muitos ainda inomináveis e já no perímetro urbano, recebe as águas do Córrego do Arrozal, e sua maior notoriedade é por ser ele, o ALMAS que abastece e mata a sede da Sede.
Quantos filhos para a eternidade já partiram...
Quantos que aqui de longe chegaram?!
Quantos filhos que na vida venceram?!
Quantos filhos que aqui ainda sonham?!
Sois povos guerreiros e abençoados ricamente por DEUS,
Temos por Padroeiro SENHOR DO BONFIM...
Este BOM FIM que os quase Sexagenários Bonfinopolitanos esperam merecer do Criador de todas as criaturas! Este Padroeiro por Excelência que está sempre de braços abertos e de Coração Misericordioso para acolher todas as criaturas Vossas. Sabedores de diversos registros históricos e curiosidades, vem à mente do poeta, alguns deles para os outros rememoramos, quais sejam:
Avenida Argemiro Barbosa da Silva, que na verdade é um trecho da Rodovia MG-181, justa homenagem ao saudoso Barroso, produtor rural e um dos pioneiros comerciantes, o qual muito lutou por esse Município, chegando a ser candidato a Prefeito Municipal no final da década de 80.
Rua Vereador João da Palma, que é um marco entre a cidade baixa e a COHAB no Bairro Frei Humberto, de família numerosa dos “Palmas,” foi um ex-Presidente da Câmara nos idos anos 60.
Avenida José Amaro Brandão Filho, principal ligação do Centro da cidade ao bairro Brasilinha que nasceu nos ano 70.
Parque de Exposições Agropecuárias Henrique Luiz Brandão, ancestral da numerosa família Brandão, produtor rural com grande influência política do Município.
Rua Lázaro Nunes da Silva, no bairro Brasilinha, justa homenagem do Poder Legislativo a um grande batalhador e pequeno agricultor, partiu para a eternidade em 1981, mas o seu legado de homem honrado perpassa aos seus filhos, netos e bisnetos.
Praça Silvésia Cândida Maciel Gonzaga, cartão postal da cidade, fica no canteiro central na entrada da cidade, é palco das comemorações festivas do Réveillon e Carnaval, o nosso CARNABOM. Mulher de fibra, grande amiga desse poeta, viveu e criou seus 04 filhos numa residência defronte à praça que leva o seu nome e está fixado o busto em sua homenagem.
Palácio Prefeito Hamilton Campos Valadares, Sede do Poder Executivo Municipal, localizado numa fração de terras entre as ruas Ouro Preto, José Camilo de Souza Primo e Avenida Argemiro Barbosa da Silva sendo essa a sua fachada voltada para o Oeste, e as suas instalações modernas em dois pavimentos, no formato do bumerangue australiano. No segundo pavimento, do lado Norte, um grandioso auditório que leva o nome de “Auditório DIRSON ALVES FERREIRA” (Ferreirão), Vice-Prefeito in memorian. Todo o Paço Público, é uma homenagem ao Sr. Hamilton Campos, que foi o Intendente, nomeado pelo Governador de Minas Gerais para cuidar do processo de emancipação político-administrativo do Distrito de Fróis para o atual nome de BONFINÓPOLIS DE MINAS em 1º de Março de 1963, sendo também o segundo Prefeito eleito do Município.
Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço de 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, incialmente foi uma escola estadual, municipalizando tempos depois. Dercílio foi ao longo dos anos um forte comerciante e chegou ao cargo de Vice-Prefeito de Bonfinópolis de Minas na chapa encabeçada por José Alves Babilônia (Sr. Zezé Babilônia) o 6º Prefeito, não chegando, portanto, a cumprir o seu mandato, vez que fora assassinado.
Terminal Rodoviário Vereador Oscar Moreira Braga, ao longo dos anos passou por melhorias e recentemente fora reinaugurado com instalações mais adequadas. Sr. Oscar Braga, além de Vereador foi mais notável a sua atuação como empresário, sendo proprietário do antigo Posto Amazonas de Combustíveis, exemplo seguido pelos seus filhos que continuaram com as atividades até os dias atuais.
Fórum Celestino Carlos de Azevedo, Poder Judiciário com Vara Única de 1ª instância da Comarca de Bonfinópolis de Minas. Sr. Celestino foi Oficial do Cartório de Registro Civil por longos anos, dos quais contou com o apoio dos 03 filhos e 03 netos que ocuparam o ofício, e atualmente um dos netos está desempenhando o serviço à população. Na mesma instalação funciona a 87ª Subseção da OAB, Seccional João Pinheiro leva o nome de Dr. Édson José Cândido de Araújo que militou no cargo de advogado na Comarca com tamanha dedicação, chegando a enorme marca de mais de 1000 processos sob sua carga, vindo a falecer quando também fora Assessor Jurídico e Procurador do Município na Administração 2005/2012.
CESEC - Esméria Maria do Carmo de Ensino Fundamental e Médio, oportunizando aos alunos que por um motivo ou outro não concluíram os estudos regulares. Dona Esméria foi uma das primeiras professoras do Município, viveu de forma muito humilde até próximo dos cem anos de idade.
A Unidade de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar – “UDAF João Paulo Rodrigues da Silva” uma oportunidade e valorização dos pequenos agricultores familiares do Município para comercializarem seus produtos. João Paulo, um forte combatente dos direitos sociais e sindicalistas, ocupando os cargos de Secretário, Tesoureiro, Vice Presidente e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bonfinópolis de Minas.
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social José de Macêdo, órgão que reúne nas suas instalações os diversos programas sociais dos governos Federal, Estadual e Municipal. Zé Pretinho, recentemente falecido foi um apaixonado pelas causas sociais, esportivas e por vários anos vestiu-se de Papai Noel para alegrar as crianças, sobretudo as mais carentes.
Centro Educacional Josina da Palma Bezerra, a nossa antiga Creche Arco-Íris, hoje com instalações modernas para melhor acolher os nossos pequenos cidadãos do futuro. Dona Zizinha como era conhecida por todos, foi uma mãe zelosa, religiosa e prestou serviço por longos anos na Unidade da Receita Estadual do Município, atualmente o SIAT.
Escola Municipal João Luiz dos Santos, do Jardim às series iniciais do Ensino Fundamental e a nova Biblioteca Idair Bernardes Santos, no bairro Brasilinha Sr. João dos Santos e Dona Ida, como eram conhecidos, deixou uma numerosa família que ao nosso convívio engradecem o nosso Município, na política, registra-se ocupante do cargo de Vereador e Prefeito, ambos, por dois mandatos consecutivos.
Temos o Monumento alusivo ao CINQUENTENÁRIO de Bonfinópolis de Minas, denominado MÃO QUE ACALENTA A HISTÓRIA E SUA GENTE, requerimento apresentado pelo Vereador Reginaldo Palma Bezerra o qual foi referendado pelos demais parlamentares da gestão 2013/2016 através da Lei nº 1.176 de 17 de Setembro de 2015, sancionada pelo Prefeito Municipal Donizete Antônio dos Santos. Autor do projeto de criação da obra: Artista Plástico MAURO MENEZES e assinatura e denominação da obra de arte: POETA NUNES DE SOUZA.
Contamos com a educação inclusiva dos portadores de necessidades especiais, através do “Educandário Senhor do Bonfim” da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Bonfinópolis de Minas, sendo que a APAE funciona em na cidade desde o final da década de 90.
Bonfinópolis de Minas é assim, uma cidade pacata, bem arborizada e limpa.
Tem ainda a Praça Antônio Mário de Oliveira Pombo, no bairro Arrozal, com Academia da Saúde ao ar livre. A Praça da Bíblia com o Livro Sagrado aberto à contemplação. A Praça Nilton Guedes de Abreu com o letreiro EU AMO BONFINÓPOLIS sob um espelho d’água e uma linda passarela, fica frente a frente à nova Sede Administrativa. A Praça Aristóteles Antônio da Mota com o nome BONFINÓPOLIS DE MINAS de forma ornamental com pingo de ouro e bem próximo, está o marco do Rotary Club Internacional.
Os Bonfinopolitanos têm vários adjetivos, mas já recebeu o título de A CAPITAL DOS AMIGOS através de uma poesia lançada a nível Nacional e até Internacional, como Portugal e Estados Unidos da América, na gestão democrática do Presidente Barack Obama.
Bonfinópolis de Minas tem o CARNABOM e a EXPOBOM, na visão da imprensa regional e do público local e visitantes, o melhor Carnaval e a melhor Exposição Agropecuária.
Parabéns Bonfinópolis de Minas pela sua história de lutas e
conquistas! Por tudo isso e muito mais, ORGULHO DE SER BONFINOPOLITANO!
Nota.: Santo André, Santa Cruz e Almas são os 03 principais ribeirões que têm suas nascentes no próprio Município e banha-o com as suas águas cristalinas, além de importantes riachos, veredas, córregos e lagoas ao longo dos seus 1.850,487 km² de extensão.
BONFINÓPOLIS DE MINAS - Capital dos Amigos – 57 anos de emancipação político-administrativo em Primeiro de Março de 2020.
Poeta NUNES DE SOUZA – Acadêmico Imortal Fundador da ALUR – Academia de Letras de Unaí e Região – ALUR – Cadeira: 16 – Patrono: Carlos Drummond de Andrade
De SANTO ANTONIO DO ROÇADO,
Terra do homem esforçado!
Povoado de BONFIM DAS LAJES,
Distrito de FRÓIS um tempo depois,
E por muitos anos chamou BONFIM.
Em 1º de Março de 1963, já desmembrado de Unaí,
BONFINÓPOLIS DE MINAS passa oficialmente a existir!
E no vasto sertão do Noroeste Mineiro,
figuras ilustres de bravos guerreiros (...),
desafiaram os perigos do porvir, fazendo registrar na história,
áureos momentos de glórias...
Solo fértil, de um povo hospitaleiro!
Banhado pelas águas do ribeirão SANTO ANDRÉ,
povo humilde, caridoso e de muita fé!
Tem a linda Cachoeira da Fumaça, nos grandes cânions do ribeirão SANTA CRUZ, e logo abaixo, nos seus paredões de pedras podemos contemplar as enigmáticas e incríveis figuras rupestres, dignas de estudos científicos por parte de especialistas em arqueologia e geologia.
Temos ainda o ribeirão das ALMAS que nasce na região da CHAPADA, num pequeno curso d’água, o que se pode dizer um REGATO, uma linda corredeira e de lá, vem serpenteando as terras férteis do nosso Município, se tornando mais robusto a cada trecho, pois recebe as águas de diversos cursos d’água, muitos ainda inomináveis e já no perímetro urbano, recebe as águas do Córrego do Arrozal, e sua maior notoriedade é por ser ele, o ALMAS que abastece e mata a sede da Sede.
Quantos filhos para a eternidade já partiram...
Quantos que aqui de longe chegaram?!
Quantos filhos que na vida venceram?!
Quantos filhos que aqui ainda sonham?!
Sois povos guerreiros e abençoados ricamente por DEUS,
Temos por Padroeiro SENHOR DO BONFIM...
Este BOM FIM que os quase Sexagenários Bonfinopolitanos esperam merecer do Criador de todas as criaturas! Este Padroeiro por Excelência que está sempre de braços abertos e de Coração Misericordioso para acolher todas as criaturas Vossas. Sabedores de diversos registros históricos e curiosidades, vem à mente do poeta, alguns deles para os outros rememoramos, quais sejam:
Avenida Argemiro Barbosa da Silva, que na verdade é um trecho da Rodovia MG-181, justa homenagem ao saudoso Barroso, produtor rural e um dos pioneiros comerciantes, o qual muito lutou por esse Município, chegando a ser candidato a Prefeito Municipal no final da década de 80.
Rua Vereador João da Palma, que é um marco entre a cidade baixa e a COHAB no Bairro Frei Humberto, de família numerosa dos “Palmas,” foi um ex-Presidente da Câmara nos idos anos 60.
Avenida José Amaro Brandão Filho, principal ligação do Centro da cidade ao bairro Brasilinha que nasceu nos ano 70.
Parque de Exposições Agropecuárias Henrique Luiz Brandão, ancestral da numerosa família Brandão, produtor rural com grande influência política do Município.
Rua Lázaro Nunes da Silva, no bairro Brasilinha, justa homenagem do Poder Legislativo a um grande batalhador e pequeno agricultor, partiu para a eternidade em 1981, mas o seu legado de homem honrado perpassa aos seus filhos, netos e bisnetos.
Praça Silvésia Cândida Maciel Gonzaga, cartão postal da cidade, fica no canteiro central na entrada da cidade, é palco das comemorações festivas do Réveillon e Carnaval, o nosso CARNABOM. Mulher de fibra, grande amiga desse poeta, viveu e criou seus 04 filhos numa residência defronte à praça que leva o seu nome e está fixado o busto em sua homenagem.
Palácio Prefeito Hamilton Campos Valadares, Sede do Poder Executivo Municipal, localizado numa fração de terras entre as ruas Ouro Preto, José Camilo de Souza Primo e Avenida Argemiro Barbosa da Silva sendo essa a sua fachada voltada para o Oeste, e as suas instalações modernas em dois pavimentos, no formato do bumerangue australiano. No segundo pavimento, do lado Norte, um grandioso auditório que leva o nome de “Auditório DIRSON ALVES FERREIRA” (Ferreirão), Vice-Prefeito in memorian. Todo o Paço Público, é uma homenagem ao Sr. Hamilton Campos, que foi o Intendente, nomeado pelo Governador de Minas Gerais para cuidar do processo de emancipação político-administrativo do Distrito de Fróis para o atual nome de BONFINÓPOLIS DE MINAS em 1º de Março de 1963, sendo também o segundo Prefeito eleito do Município.
Escola Municipal Dercílio Duarte Melgaço de 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, incialmente foi uma escola estadual, municipalizando tempos depois. Dercílio foi ao longo dos anos um forte comerciante e chegou ao cargo de Vice-Prefeito de Bonfinópolis de Minas na chapa encabeçada por José Alves Babilônia (Sr. Zezé Babilônia) o 6º Prefeito, não chegando, portanto, a cumprir o seu mandato, vez que fora assassinado.
Terminal Rodoviário Vereador Oscar Moreira Braga, ao longo dos anos passou por melhorias e recentemente fora reinaugurado com instalações mais adequadas. Sr. Oscar Braga, além de Vereador foi mais notável a sua atuação como empresário, sendo proprietário do antigo Posto Amazonas de Combustíveis, exemplo seguido pelos seus filhos que continuaram com as atividades até os dias atuais.
Fórum Celestino Carlos de Azevedo, Poder Judiciário com Vara Única de 1ª instância da Comarca de Bonfinópolis de Minas. Sr. Celestino foi Oficial do Cartório de Registro Civil por longos anos, dos quais contou com o apoio dos 03 filhos e 03 netos que ocuparam o ofício, e atualmente um dos netos está desempenhando o serviço à população. Na mesma instalação funciona a 87ª Subseção da OAB, Seccional João Pinheiro leva o nome de Dr. Édson José Cândido de Araújo que militou no cargo de advogado na Comarca com tamanha dedicação, chegando a enorme marca de mais de 1000 processos sob sua carga, vindo a falecer quando também fora Assessor Jurídico e Procurador do Município na Administração 2005/2012.
CESEC - Esméria Maria do Carmo de Ensino Fundamental e Médio, oportunizando aos alunos que por um motivo ou outro não concluíram os estudos regulares. Dona Esméria foi uma das primeiras professoras do Município, viveu de forma muito humilde até próximo dos cem anos de idade.
A Unidade de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar – “UDAF João Paulo Rodrigues da Silva” uma oportunidade e valorização dos pequenos agricultores familiares do Município para comercializarem seus produtos. João Paulo, um forte combatente dos direitos sociais e sindicalistas, ocupando os cargos de Secretário, Tesoureiro, Vice Presidente e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bonfinópolis de Minas.
CRAS – Centro de Referência de Assistência Social José de Macêdo, órgão que reúne nas suas instalações os diversos programas sociais dos governos Federal, Estadual e Municipal. Zé Pretinho, recentemente falecido foi um apaixonado pelas causas sociais, esportivas e por vários anos vestiu-se de Papai Noel para alegrar as crianças, sobretudo as mais carentes.
Centro Educacional Josina da Palma Bezerra, a nossa antiga Creche Arco-Íris, hoje com instalações modernas para melhor acolher os nossos pequenos cidadãos do futuro. Dona Zizinha como era conhecida por todos, foi uma mãe zelosa, religiosa e prestou serviço por longos anos na Unidade da Receita Estadual do Município, atualmente o SIAT.
Escola Municipal João Luiz dos Santos, do Jardim às series iniciais do Ensino Fundamental e a nova Biblioteca Idair Bernardes Santos, no bairro Brasilinha Sr. João dos Santos e Dona Ida, como eram conhecidos, deixou uma numerosa família que ao nosso convívio engradecem o nosso Município, na política, registra-se ocupante do cargo de Vereador e Prefeito, ambos, por dois mandatos consecutivos.
Temos o Monumento alusivo ao CINQUENTENÁRIO de Bonfinópolis de Minas, denominado MÃO QUE ACALENTA A HISTÓRIA E SUA GENTE, requerimento apresentado pelo Vereador Reginaldo Palma Bezerra o qual foi referendado pelos demais parlamentares da gestão 2013/2016 através da Lei nº 1.176 de 17 de Setembro de 2015, sancionada pelo Prefeito Municipal Donizete Antônio dos Santos. Autor do projeto de criação da obra: Artista Plástico MAURO MENEZES e assinatura e denominação da obra de arte: POETA NUNES DE SOUZA.
Contamos com a educação inclusiva dos portadores de necessidades especiais, através do “Educandário Senhor do Bonfim” da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Bonfinópolis de Minas, sendo que a APAE funciona em na cidade desde o final da década de 90.
Bonfinópolis de Minas é assim, uma cidade pacata, bem arborizada e limpa.
Tem ainda a Praça Antônio Mário de Oliveira Pombo, no bairro Arrozal, com Academia da Saúde ao ar livre. A Praça da Bíblia com o Livro Sagrado aberto à contemplação. A Praça Nilton Guedes de Abreu com o letreiro EU AMO BONFINÓPOLIS sob um espelho d’água e uma linda passarela, fica frente a frente à nova Sede Administrativa. A Praça Aristóteles Antônio da Mota com o nome BONFINÓPOLIS DE MINAS de forma ornamental com pingo de ouro e bem próximo, está o marco do Rotary Club Internacional.
Os Bonfinopolitanos têm vários adjetivos, mas já recebeu o título de A CAPITAL DOS AMIGOS através de uma poesia lançada a nível Nacional e até Internacional, como Portugal e Estados Unidos da América, na gestão democrática do Presidente Barack Obama.
Bonfinópolis de Minas tem o CARNABOM e a EXPOBOM, na visão da imprensa regional e do público local e visitantes, o melhor Carnaval e a melhor Exposição Agropecuária.
Parabéns Bonfinópolis de Minas pela sua história de lutas e
conquistas! Por tudo isso e muito mais, ORGULHO DE SER BONFINOPOLITANO!
Nota.: Santo André, Santa Cruz e Almas são os 03 principais ribeirões que têm suas nascentes no próprio Município e banha-o com as suas águas cristalinas, além de importantes riachos, veredas, córregos e lagoas ao longo dos seus 1.850,487 km² de extensão.
BONFINÓPOLIS DE MINAS - Capital dos Amigos – 57 anos de emancipação político-administrativo em Primeiro de Março de 2020.
Poeta NUNES DE SOUZA – Acadêmico Imortal Fundador da ALUR – Academia de Letras de Unaí e Região – ALUR – Cadeira: 16 – Patrono: Carlos Drummond de Andrade