Sobre o poema de "Michelle"
O nosso querido pedagogo "Léo Buscáglia" no deixou um registro muito bonito no seu livro "Vivendo, amando e aprendendo", um poema que ele encontrou por acaso na Livraria "City Lights", em "San Francisco ", nos EUA. Essa livraria é famosa porque qualquer pessoa pode colocar as suas brochuras nas prateleiras, e as pessoas realmente entram , a compram por centavos e as leêm . A brochura era de alguém chamada apenas "Michelle", e continha 25 poesias, entre elas esta que chamou a atenção do professor Léo, e a publicou.
" Minha felicidade sou eu, e não você
Não só porque você pode ser temporário
Mas também porque você quer que eu seja o que não sou
Não posso ser feliz quando mudo
Só para satisfazer o seu egoísmo
Nem posso me sentir contente quando você me critica
Por não ter os seus pensamentos
Ou por ver como você vê
Você me chama de rebelde, no entanto,
Cada vez que rejeitei as suas crenças
Você se rebelou contra as minhas
Não procuro moldar a sua mente
Sei que você está se esforçando muito, para ser só você
E não posso permitir que me diga o que quer ser...
Pois estou me concentrando em ser eu.
Você disse que eu era transparente, e fácil de esquecer.
Mas então porque tentou usar a minha vida,
Para provar a sí mesmo o que você é ? "
Havia uma nota a parte na brochura, que dizia quem era "Michelle"; uma moça que se suicidou aos 20 anos, se jogando ao mar numa praia brumosa em julho de 1967, e a nota de despedida era da familia dela, de julho de 1969.
O professor Buscáglia pensou muito na última frase que insistia em permanecer na sua memória; " Você disse que eu era transparente, e fácil de esquecer, mas então porque usou a minha vida para provar a si mesmo o que você é ?"
Pensou como professor, como cidadão, como um amante, como pai, como mãe ..e viu como se aplicava a todos.
Muitos dos amigos aqui do Recanto, que estudaram para professor, como é o meu caso, conhecem obras de Buscáglia, ou pelo menos ouviu falar, principalmente os de Pedagogia ou Letras, e ao meu ver o melhor dele é que nunca usou métodos convencionais de ensino, se embrenhando pelas galerias e sebos em busca de preciosidades, simples, juvenís e profundas, como esta , pois a verdade está em todas as partes .