O canto é nosso!
O canto é nosso!
Um dia, há anos, quando este site não tinha mais que 50 autores, eu e duas amigas estávamos conversando quando uma de nós descobriu isto aqui.
E o que havia aqui? Uma página com uma lista de autores. Uma página branca e uma possibilidade dentre outras...
Quem descobriu este site foi a Vestida de Água, a Dora Leal e em seguida, após ela se inscrever neste site, foi a vez da Denise, a Denise Severgnini e eu fui a última, porque eu achava isto tudo horroroso!
Quem veio parar aqui fomos nós, três amigas que já editavam há anos em outro site literário, que da noite para o dia sumiu literalmente, Notívaga, saudades de lá... Era um site lindo! Um site literário inigualável e com certeza o maior e melhor que já existiu.
Aquele site foi totalmente destruído e por quem? Pelos autores, claro! Simplesmente destruíram o site, destruíram o lugar em que escrevíamos e ficamos sem saber para qual site iríamos...
Aquele site foi usado e abusado pelos autores, naquele "lugar" fizeram tanta festa, mas tanta festa que se tornou impossível para o dono ou dona (nunca soubemos), manter a baderna e assim sumiu no ar literalmente.
Chegamos aqui para escrever e ler e foi o que tentamos fazer e até fizemos por um bom tempo, mas então o site começou a crescer e cresceu desordenadamente e nós, nós três nos perdemos nesta confusão.
Quem era a Denise Severgnini? A Denise era uma escritora impressionantemente ágil e talentosa. A Denise era uma professora muito consciente do que estava escrevendo e dona de um conhecimento fantástico sobre gramática, literatura e a vida. Muito provavelmente ela foi "sugada" até morrer neste site.
Eu e a Vestida de Água sabemos quem era a Denise, porque conhecíamos ela, nos falávamos diariamente e sobre o quê? Sobre literatura! Mas onde está a Denise agora? A Denise, a nossa Denise, está morta!
Quem é a Vestida de Água, a Dora Leal? É simples! Ela é uma escritora e uma leitora incrível! Não uma simples escritora, mas uma escritora de uma capacidade impressionante, uma escritora que também já desistiu daqui.
Hoje eu vejo ela editando, tomando o lugar que sempre foi e é dela com toda a certeza! O site Recanto das Letras sempre foi e será dela, sempre será da Denise, porque a Denise passou anos escrevendo e quem lia o que ela escrevia? Basta ver o número de leituras em cada texto.
Enquanto estávamos ocupados conosco, a Denise estava escrevendo e muito! E há textos da Denise para serem lidos pela eternidade; a Denise sempre existirá, porque ela foi uma escritora, uma escritora de deixar todos alucinados com a quantidade de textos que escreveu e editou, mas tem mais muito mais textos que jamais li e nem sei se lerei...
Mas a Dora não! Eu sei que está viva e escreve muito bem! A Dora ou Vestida de Água não perde tempo com inutilidades, ela tem mais o que fazer...
A Dora Leal não é apenas uma personagem; ela é real e leal sim! Leal com letra maiúscula. Ela não se esconde, não precisa se esconder, mas andou bem longe disto aqui.
A escritora Dora Leal não se multiplica, não faz comentários para os próprios textos, não está preocupada com a cor dos olhos das pessoas daqui, assim como eu, não sabe o que ocorre na vida cotidiana dos autores daqui; quando queremos saber da vida de escritores, compramos livros de biografias.
Acredito que somente eu continuei por aqui e nem fiquei tanto aqui como parece; consegui escapar várias vezes e voltei e sai e estou aqui para ler o que a Dora está editando, porque o que ela edita é transparente como água, por isto ela também se chama Vestida de Água.
Também estou por aqui para ler textos de outros autores e nomes que não conheço, que quando me agradam como leitora, memorizo para voltar aos seus textos.
A escritora Dora Leal não dá sustos, não brinca com sentimentos, ela tem uma honestidade rara; a Dora Leal é uma pessoa ímpar, que silencia quando não sabe muito bem o que dizer, mas que está sempre lá, na casa dela, cuidando da vida dela e que não está nem um pouco interessada se o Recanto das Letras vai explodir.
E não é que até com ela foram mexer? Tentaram de todas as formas envolvê-la numa loucura da qual ela jamais fez parte. Tentaram e atentaram muito, mas ela continuou vivendo a sua vida. Há vida fora da internet com certeza!
Tanto faz quem é a Dora quando ela está vivendo a vida dela, o que importa é quem é a Dora escritora, quem é a Dora leitora, é o que realmente importa para quem não a conhece e nem faz parte da sua vida pessoal.
A Dora Leal decidiu voltar para a "casa" dela e o que espero e muito é que ela fique por aqui, que suporte este espaço e que me suporte também, porque ela sim, tem uma paciência admirável!
O que importa mesmo é que nós três sempre estaremos por aqui, porque fazemos parte do espírito deste lugar, mesmo que muitas vezes nos pareça que não.
Com licença, senhores! Convido a todos para lerem os textos da Dora Leal, uma escritora real e leiam os textos da Denise Severgnini, que não faz mal a saúde de ninguém.
Por enquanto a família da Denise não retirou os seus textos, por enquanto a Dora Leal está por aqui, mas até quando? Eu não sei...
Eu sei que se eu estiver cometendo muitos erros (gramática), a Dora, que é Leal, não virá aqui me humilhar, ao contrário! Sem que ninguém saiba, ela irá dizer para mim, apenas para mim.