Minha geração está morrendo
Acordei nesta páscoa de 2014 pensando no renascimento de Jesus. Renovando a esperança que todos têm de renascer em um lugar melhor, para uma vida mais feliz e com a paz que não encontramos aqui na terra. Saber para onde iremos é um mistério que nos assusta e preocupa. Sabemos que viemos de uma família, uma mãe, um pai, irmãos, mas o que nos espera no renascimento?
Esses pensamentos me levaram a uma fria conclusão; para renascer temos que antes morrer! Quando será minha hora? Como será esse momento? Serei merecedor de benção dos céus? Iniciei um balanço de minha vida, o que fiz de bem, de mal, meus anos vividos, minha saúde, até que ao perguntar-me quantos anos me resta cheguei a uma inexorável realidade.
“Minha geração está morrendo”. Parece que chegou a vez para nós dos anos quarenta. Estou vendo meus contemporâneos de sessenta a setenta e poucos anos partirem em serie, como se existisse uma linha de desmontagem de uma fabrica cósmica que requisita geração por geração para preencher vagas em algum lugar do espaço.
Essa mão misteriosa não discrimina corpos, não privilegia inteligências, não espera por planos, sonhos, metas individuais se realizarem. Ela alisa a cabeça de uns num afago suave, concedendo uma boa hora sem dor e sofrimento. Seus dedos empurram outros para tragédias que parecem castigo, merecido ou injusto. Alguns são chamados antes da hora, quem sabe se porque tem uma missão a cumprir ou já cumpriram a sua aqui. A grande preferência é pela geração da vez, cuja idade aumenta com os tempos, devido à busca do homem pela vida eterna, com suas invenções, seus remédios, médicos. Agora esta buscando minha geração.
Ninguém escapa da roda do renascimento, como estou vendo nestes dias. Foram artistas para algum palco divino. Viajaram campeões das copas com suas medalhas de ouro. Será que para serem narrados por um campeão da TV que se foi ainda ontem. Foi-se também o grande escritor, que infelizmente não estará aqui para narrar a própria morte, mas poderá realizar sua magia fantástica em algum planeta cheio de leitores onde os livros sejam acessíveis a todos.
O que sei é que minha geração está partindo e não me assusto, apenas espero paciente sem traumas. Quero viver mais um pouco a tempo de consertar algumas coisas erradas, realizar outras boas, não para chantagear o universo e sim para honestamente merecer um bom renascimento. Quero aprender mais com as mulheres, que sabem se cuidar melhor do que os homens se cuidam e vivem mais que eles. Certamente elas terão um renascer privilegiadas porque na verdade elas são o próprio renascimento já que são elas que geram uma nova vida dentro de si.