Confissão poético-filosófica

Senhoras e senhores: há filosofia. Se não a vês e não a queres por perto, até te entendo, por demais foi abstrata e confusa, mas há de estar em cada recanto de tua vida. Contradigo Alberto Caeiro e lhe digo que há metafísica demais em sua negação de metafísica. A filosofia não fala com sombras, mas se refaz em linhas e versos. A filosofia deixou de ser número, prosa escolástica, disco arranhado, atraso de tudo. Agora ela é poesia. Ela é estética da existência e não da existência de certos homens e mulheres estranhos, mas de você e de mim.

Não penses que eu enlouqueci e estou em delirium tremens. Não é o caso. Estou perfeitamente lúcido e sem tomar goles e goles de conhaque. Estou certo que a tempestade e o ímpeto aí estão. A filosofia é política e como tal acende e ascende ante todos. Se não a vês, és como a bela musa de Rimbaud que marioandradeia por aí. Louco? Insano? Diferente? Palavras vãs! Se tu não enxergas os óbvios caminhos de tudo e não percebes o encanto que há em se ser absolutamente prático e real, não serei eu quem te dirá uma injeção de existência! Pare! Olhe em volta e veja que o que chamas de pouco é muito, e o que chamas de tudo nada é. Não falo difícil, tu és quem entende só o fácil. Então toma lá o fácil! As coisas existem! Insistem e estão por aí para serem vistas, tocadas, inspiradas e deixadas vivas. É isso que eu chamo com este gracioso nome de filosofia! Se irás ler o que escrevo? Venha se queres ler algo sincero, se caso queiras tolices e pilhérias nem chegues perto.

Ter só duas mãos e todo o sentimento do mundo não é simples! É verso! É filosofar! Filosofar é o verbo mais libre que há! Não conhece preconceitos e nem tamanhos, pode unir-se à poesia, a mais rígida lógica, ao mais prático rumo social, à pura especulação! Deixo viver a filosofia em mim e não mais a renego. É só isso que to digo!

Assim eu enxergo e continuo a ver o que está a se descortinar para mim. Um momento insone de rara vitalidade, sou eu mesmo de novo, poético-filosófico e assim vejo o mundo! Sou isto que vejo no mundo!

Fi-lo-so-fo!

Tato Silva
Enviado por Tato Silva em 04/06/2013
Código do texto: T4324407
Classificação de conteúdo: seguro